Tempo de leitura: 4 minutos
Lavoisiera imbricata: A Pequena Notável com Mil Faces do Cerrado. A planta que pode garantir o sucesso do seu jardim ou projeto paisagístico.
Olá. Vamos conhecer mais uma plantinha fascinante do nosso Cerrado e da Mata Atlântica: a Lavoisiera imbricata. Apesar de seu tamanho modesto, essa espécie é uma verdadeira caixinha de surpresas. Por isso,
até os botânicos experientes às vezes confundem!
Características da Lavoisiera imbricata: A Pequena Notável com Mil Faces do Cerrado
A Lavoisiera imbricata é um arbusto ou subarbusto que geralmente não passa de 1,2 metro de altura. Seus ramos são lisos e podem ter folhas desde a base ou não. Suas folhas são bem juntinhas, parecendo escamas sobrepostas, por isso, chamamos de imbricadas, duras e não têm “cabinho” (sésseis). Elas são pequenas, com 4 a 8 milímetros de comprimento por 2 a 4 milímetros de largura. Também têm formato oval-alongado, uma nervura central marcada e a ponta aguda e um pouco pontiaguda. As bordas são grossas e possuem pequenos cílios. A parte de cima da folha é lisa, enquanto a de baixo tem alguns pelinhos glandulosos.
Características das Flores
As flores da Lavoisiera imbricata são um show à parte! Geralmente possuem seis pétalas (podendo ter sete em alguns casos). As flores são grandes em relação ao tamanho da planta. Elas exibem uma linda cor rosa com a base em amarelo-branco ou creme. Essa combinação de cores e o formato das flores as tornam muito ornamentais. Elas nascem em pequenos grupos no final dos ramos.
Características dos Frutos de Lavoisiera imbricata: A Pequena Notável com Mil Faces do Cerrado
O fruto é uma cápsula pequena e arredondada, com 3 a 6 milímetros de comprimento.
Onde Encontrar a Lavoisiera Imbricata?
Essa espécie é exclusiva do Brasil e pode ser encontrada nos biomas do Cerrado e da Mata Atlântica. Ela gosta de áreas abertas como campos (campos limpos, de altitude ou rupestres) e savanas. Mas também gosta de algumas formações florestais de matas ombrófilas, isto é, aquelas onde há presença constante de água.
Em Minas Gerais, por exemplo, já foi vista nas margens do Rio São Francisco. Também foi encontrada na parte alta da Cachoeira Casca d’Anta e no Parque Nacional da Serra da Canastra. Há uma espécie bem semelhante, a Lavoisiera sampaioana.
Uma Planta com Muitas “Caras”:
O que torna a Lavoisiera imbricata tão especial (e desafiadora para os especialistas) é a sua enorme variedade de formas. As folhas podem variar muito de tamanho, assim como o comprimento, tipo e quantidade de pelos nas bordas. A forma, tamanho, textura e cor das partes que envolvem a flor (cálice) também mudam bastante. Da mesma forma, o tipo de pelos nas bordas dessas partes. Até o tamanho das pétalas e a quantidade de pelos na base da flor (hipanto) são variáveis!
Essa diversidade é tão grande que intriga os botânicos. Ao longo do tempo, essas facetas da Lavoisiera imbricata chegaram a ser consideradas espécies separadas.
Um especialista chamado Cronck, em 1998, fez algumas sugestões sobre essas diferenças. Ele sugeriu que as variações podem ter surgido devido ao isolamento de populações e mudanças climáticas antigas. Outra possibilidade seria a rápida expansão de uma planta que se adapta a muitos ambientes diferentes.
Lavoisiera imbricata: A Pequena Notável com Mil Faces do Cerrado É Bela Opção para Seu Jardim
Apesar de toda essa complexidade, a Lavoisiera imbricata é uma planta de grande valor ornamental. Sua forma compacta e suas flores rosadas a tornam perfeita. Por que? Porque ela pode ser plantada sozinha ou em grupos, especialmente em pequenos espaços abertos e entre rochas. Assim, ela adiciona um toque delicado e nativo ao seu jardim.
Em Resumo:
A Lavoisiera imbricata é uma pequena planta do Cerrado e da Mata Atlântica. Ela tem uma beleza singular e uma capacidade surpreendente de se apresentar de diferentes formas. Suas folhas densamente sobrepostas e suas flores rosadas a tornam uma joia da nossa flora. Ela é perfeita para quem busca uma planta ornamental nativa e cheia de personalidade.
Tenho visto construtoras arrancarem plantas como essa, construir prédios e formar jardins com plantas estrangeiras. Considero isso crime ecológico.
Assista ao vídeo sobre Lavoisiera no meu canal no Youtube. Clique Aqui.
Referencias:
Plantas Pequenas do Cerrado – Veja a página de download grátis
Leia também:
Fruto Pequi e Pequiá: Diferenças e Peculiaridades