João-bobo do Cerrado, Chresta Sphaerocephala

Reading time: 2 minutes

Sucesso Vital apresenta o João-bobo do Cerrado, a Chresta Sphaerocephala, flor singela e bela. A Chresta sphaerocephala, é da família ASTERACEAE, e é conhecida popularmente como “João-bobo”, sangue de tatu” e “chapéu-de-couro”. Seu hábito é o de Erva ereta ou arbusto. Seu habitat é o Cerradão, cerrado (stricto sensu), campo sujo, campo rupestre (stricto sensu). Distribui-se pelos seguintes Estados: BA, GO, DF, MS, MG, SP, PR; (Fonte: Guia de Campo). Local da foto: Ceilândia-DF. Foto: @prodivanvelasco. A seguir, o risco de extinção e propriedades da Chresta Sphaerocephala.

Avaliação do Risco de Extinção de João-bobo do Cerrado

Segundo estudos publicados no Livro Vermelho, há grande população de Chresta sphaerocephala no Estado de Goiás e no Distrito Federal. Mas, essa população está em declínio devido à incidência de incêndios nessa região. Esta é uma das ameaças à sobrevivência da fauna e da flora do cerrado.

Porém, há uma significante população em áreas de preservação do Distrito Federal, tais como, “Parque Nacional de Brasília, DF (Martins et al., 2011); Parque Nacional das Emas, DF (Silva;Batalha, 2008)” – Fonte: CNCFLORA. Este trabalho cita outras áreas de preservação em outros Estados, tais como, Minas Gerais, São Paulo e Goiás.

Propriedades do João-bobo do Cerrado (Chresta Sphaerocepha)

O João-bobo apresenta boa ação antioxidante, segundo estudos realizados. Isto é muito importante, pois os antioxidantes são substâncias que ajudam o organismo a atrasar ou impedir a ação dos radicais livres nas células, evitando assim, doenças como câncercataratasproblemas cardíacos, diabetes, Alzheimer ou Parkinson. Por isso, a Chresta sphaerocephala pode ser indicada para uso na medicina popular e farmacológica com significantes resultados.

Diferenças Entre A Chresta Sphaerocephala E Chresta Scapigera

A Cresta sphaerocephala é semelhantes à Chresta scapigera. Ambas possui caule longo e fino, e as vezes se confundem. A diferença entre  duas plantas está nas folhas. A chresta scapigera tem folhas rosuladas na base e glaberescentes, já a chresta sphaerocephala tem folhas ovaladas e amarronzadas.

https://bit.ly/2HZhZ7L