Jatobá | Jatobá-do-cerrado É Sucesso Vital

Tempo de leitura: 2 minutos

Hymenaea stigonocarpa, Fabaceae ou jatobá-do-cerrado, ocorre na América Central, América do Sul e nas Índias Ocidentais. No Brasil, ocorre no Paraná, Maranhão, Ceará, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e São Paulo. Fonte: Guia de Campo.

Características da Árvore e dos Frutos do Jatobá.

A espécie atinge cerca de 20 metros de altura. É ornamental, pois suas flores e frutos são lindos e este, saboroso.

O fruto internamente apresenta uma polpa branca. Quando bem maduro o Hymenaea stigonocarpa cai e sua polpa se solta da casca e este é o ponto ideal, quando fica mais saboroso. Isto acontece entre julho e setembro. Apresenta uma casca bem dura, um pouco parecida com coco.

Por sua beleza ornamental, e pela sua fácil adaptação, o jatobazeiro é usado para o reflorestamento e arborização de parques e jardins. Lembro-me de que em frente a igreja no Distrito Federal havia um lindo pé de jatobá.

Jatobá

Propriedades do Hymenaea stigonocarpa.

Segundo matéria do G1, o fruto do “é quatro vezes mais rico em potássio do que a banana e possui o mesmo teor energético”.

Uma das utilidades do Hymenaea stigonocarpa é o uso de sua medeira na construção civil para vigas, caibros, ripas, assoalhos e móveis. Porém, dá dó derrubar uma árvore tão linda e benéfica para tal fim. Considero isto um crime ambiental.

O Hymenaea stigonocarpa também tem uso medicinal. “A seiva é utilizada contra tosse e bronquite. O chá da casca combate a problemas estomacais. A resina é usada no tratamento do aparelho respiratório superior e cardiopulmonar”.

A espécie de Hymenaea stigonocarpa do cerrado não cresce muito. Dos que já encontrei media algo entre 4 e 8 metros.

As imagens deste artigo foi produzida na chácara de meu pai em Goiás, Brasil.

Nomes Populares.

Igual à maioria das árvores brasileiras, esta também possui vários nomes. São eles: árvore copal, burandá, castanheiro de bugre, courbaril, farinheira, imbiúva, jataí, jataí açu, jataí amarelo, jataí ibá, jataí peba, jataí roxo, jataí vermelho, jataíba, jataicica, jatí, jatobá amarelo, jatobá da caatinga, jatobá da mata, jatobá mirim, jatobá miúdo, jatobá roxo, jatobá do sertão, jatobá de vaqueiro, jatobazinho, jita, jutaí, jutaí açu, jutaí de envira, jutaí mirim, jutaí pororoca, jataúba, óleo de jataí, quebra facão.

Mudas

A produção de mudas do Hymenaea stigonocarpa é fácil por meio de sementes, que podem ser colocadas para germinar logo que colhidas em saquinhos individuais ou em canteiros. A taxa de germinação das sementes de frutos recém-colhidos é de até 90%. Sementes submetidas à escarificação mecânica (lixadas em uma calçada de cimento, por exemplo) podem germinar em menos de 10 dias (normalmente de 15-30 dias)”. Fonte: Biologo.