Planta Medicinal do Cerrado Cipó-chumbo

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

A Planta Medicinal do Cerrado, Cipó-chumbo tem seis nomes populares e é indicado pelo menos para  seis problemas de saúde. Leia e saiba mais. Assista ao vídeo da planta ao vivo.

Dados Botânicos da Planta Medicinal do Cerrado Cipó-chumbo

Cuscuta racemosa ou popularmente, Cipó-chumbo é uma planta parasita que ocorre no Bioma Cerrado e outros Biomas brasileiros.

O Nome Científico, como já dito, Cuscuta racemosa;

Família: CONVOLVULACEAE.

Além de Cipó-chumbo, Cuscuta racemosa tem outros nomes populares de acordo com as regiões do país. Assim, estes nomes são: Erva-de-passarinho, tinge-ovos, cipó-dourado, cipó-ouro, espaguete, fios-de-ovos, fios-de-ouro e aletria.

Estes nomes são oriundos da aparência da planta. Ou seja, fios amarelos cor de ouro. Esta planta não tem folhas, e é uma parasita, que suga a seiva das árvores e arbustos em que se hospedam.

Então, por ser parasita, às vezes mata a planta hospedeira.

Cuscuta possui haustórios, isto é, raízes finas que penetram os tecidos de uma planta hospedeira e retira alimento dessas para sua sobrevivência.

Por isso, no cultivo de Cuscuta é preciso controlar o seu desenvolvimento.

Esta planta é de hábito trepadeira.

A propagação é por sementes.

Além disso, é uma planta holoparasita, ou seja, aqueles que não realizam fotossíntese.

Uso Medicinal de Cuscuta

Cipó-ouro tem uso medicinal pela medicina popular para problemas de má digestão, queimaduras, furúnculos, diurético, contra a hemorroida, cicatrização de feridas e contra tosse.

As formas de uso são: Infusão, decocto, extrato fluido, tintura, chá, emplastro e pó.

Esta planta contém tanino, alcalóides e bálsamo.

Para preparar a infusão, coloque 4 g de cipó-chumbo em 250 ml de água fervente, tome de uma só vez.

Advertência: Não tome este ou quaisquer outros remédios sem orientação médica. Isso pode produzir danos irreversíveis à sua saúde.

Vídeo Ao Vivo

Assista ao vídeo ao vivo com cipó chumbo e outras plantas, tais como, Ruellia, Achyrocline satureioides, Salacia crassifolia, salsaparrilha.