Reading time: less than 1 minute
Você certamente conhece a Tabebuia Aurea, não é mesmo? Claro que conhece. Trata-se do Ipê-amarelo, também conhecido como pau d’arco. A árvore foi declarada símbolo do Brasil pelo presidente Jânio Quadros, em 1961. Tudo a ver.
Distribuição do Ipê-amarelo
O Ipê-amarelo é de fitofisionomia ou Habitat de mata de galeria, mata seca, cerradão, cerrado, savanas amazônicas. Distribui-se por quase todo Brasil (Fonte: Guia de Campo).
O local destas fotos é Ceilândia, Distrito Federal.
A foto é de @prodivanvelasco. Todos os direitos reservados.
Família do Ipê-amarelo
A Tabebuia Aurea pertence à família “Bignoniaceae que inclui árvores, arbustos e lianas, com aproximadamente 110 gêneros e 800 espécies” (Wikpedia).
Usos do Ipê-amarelo
Esta é uma das mais lindas árvores do Brasil que floresce no mês de agosto. Esperei ansioso por sua floração. Esta foto de capa é a primeira deste ano. O vídeo “O Cerrado e Sua Sobrevivência” demonstra a situação do ano passado, quando foi atingido pelo fogo, mas sobreviveu com o estilo natural da vegetação do cerrado, com beleza.
O Ipê produz madeira dura e de excelente qualidade, bastante utilizada na construção civil em geral, é uma árvore, como podemos ver, de grande valor ornamental.
As sementes podem ser coletadas diretamente da árvore durante a abertura dos frutos, entre outubro e novembro.
Além disso, o Ipê-amarelo é árvore melífera.
Instrução para o Plantio
A Revista Globo Rural traz um artigo com as instruções de plantio, tais como, tipo de solo, tempo de germinação, crescimento, germinação e outras. Veja aqui.
O Ipê-amarelo, como todos os outros, roxo, branco… faz a gente sorrir encantados com tanta beleza. O que é ainda maior quando deparado com o clima seco do cerrado. Este ano a seca foi amenizada pela surpreendente chuva que chegou cedo. Enquanto o ano passado foram mais de 120 dias sem chuvas no Distrito Federal, este ano foi cerca de 85 dias.
Fonte: