Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Conheça as Indicações Cardo-santo do Cerrado, Seus Benefícios para a saúde, classificação científica, uma receita de chá e sua indicação.
Classificação de Cardo-santo.
O nome científico é Centaurea benedicta ou Cnicus benedictus. Nomes populares: cardo bento, cardo bendito. C ardo é um nome dado à muitas espécies da família Asteraceae.
A planta atinge de 20 a 50 cm de altura. Possui folhas, caules e frutos espinhosos, e flores amarelas. É uma planta de herbácea, de produção anual e pouco ramificada.
Indicações de Cardo-santo
A planta pode ser utilizada para tratar da anorexia e da ansiedade. É antitérmica, contraceptiva, antidepressiva. Age contra a diarreia, a dispepsia, a falta de apetite, a febre, feridas, flatulência, hemorragia, falta de memória, tônica, expectorante e úlceras.
“Por possuir um princípio amargo, a cnicina, estimula as glândulas que segregam os sucos digestivos no estômago e no intestino delgado. Favorece também as funções do fígado e do pâncreas. Esta propriedade tônica é potencializada pela presença de mucilagem e tanino em toda a parte aérea da planta” (Wikpedia).
V eja outra planta medicinal de grande valor.
Indicações Cardo-santo: Chá.
Todas as partes da planta podem ser utilizadas para o chá. Recomenda-se colhê-la no início da floração e deixar secar ao sol.
Receita do chá.
2 colheres de sopa de folhas e flores secas e picadas de cardo santo;
500 ml de água;
Mel a gosto.
Coloque os 500 ml de água em uma panela e acrescente as 2 colheres de sopa da erva cardo santo. Deixe ferver por cerca de dois minutos. Desligue o fogo e espere amornar. Acrescente mel a gosto, pois ela é amarga. O chá deve ser consumido uma vez por dia, preferencialmente após o almoço ou jantar.
Advertências.
“Reacções adversas: Pode provocar vómitos e diarreias. Em altas doses provoca queimadura da orofaringe e esófago”.
Assiste ao Vídeo “Cardo-santo Medicinal no Youtube
Fonte: