Tempo de leitura: 2 minutos
Fruta do mato Pradosia Bravipes – Sapotaceae. Vejas as características, habitat e usos dessa fruta nativa. É surpreendente.
Minha aventura em busca de Fruta do mato
Encontrei esta espécie maduro no mês de fevereiro deste ano. Desde então, sempre dou uma olhada esperançosa, mas sem sucesso. Hoje (16/08/2022), entretanto, fiz uma trilha bem cedinho no caminho do trabalho e, olha só. Um fruto, apenas um, mas que satisfação encontra-lo.
Observações sobre a Fruta do mato
Este fruto é conhecido como fruta-de-tatu, cabo-de-machado, curriola rasteira, guapeva, guapeva rasteira.
Você deve ter percebido que ele tem o mesmo nome de frutos da Família Sapotaceae, tais como, curriola, guapeva, abiu, etc. Pois bem, é da mesma Família.
Entretanto, o nome científico deste é Pradosia brevipes. O nome “brevipes” é uma referência ao caule subterrâneo. Isto faz com que a planta seja praticamente rasteira. E os frutos nascem adjacentes ao chão.
Por isso, ela não cresce mais do que 50 cm. As folhas são simples e alternas espiraladas, de 10 a 12 centímetros de comprimento e de 4-7 cm de largura.
Além dessas informações, acrescento que o fruto é comestível. Se bem maduro, ele é docinho, mas antes de atingir o ponto certo, conserva um amargo suave.
Além disso, a fruto é castanho áspero quando verde. Porém, fica amarelo natural por fora quando maduro, e amarelo forte por dentro. Contém apenas uma semente por fruto. A polpa que se gruda à casca e envolve a semente é a parte comestível.
A semente é discoide envolto em grão arredondado de cor escura. Não devem ser secas e deve-se plantá-las logo depois de tiradas dos frutos, pois são recalcitrantes.
Nunca encontrei esta planta no período de floração, mas através de pesquisas na internet, vi que as flores são de cor vinho, num buquê terminas dos galhos. Veja aqui.
Onde Ocorre?
Notei também que, o ambiente de Cerrado em que encontro corriqueiramente esta espécie caracteriza-se como Cerrado, ou seja, de transição entre mata seca e o serrado strictu senso. Mas já encontrei também em fisionomias campestres e em savanas.
O fruto é lindo, curiosamente diferente. Por isso serve também como ornamental, principalmente porque não cresce muito.
Risco
Porém, a nota desafiante é que Pradosia Brevipes está em extinção. E se depender da mentalidade do povo, vai acabar totalmente bem rápido.
Finalizando, vou mostrar abaixo um vídeo com as imagens de 16 deste mês de agosto de 2022. Deixo também, um link para as imagens que fiz em fevereiro também deste ano (Clique Aqui). Nessas há mais frutos maduros.
@s@sucessovital
@odivanvelasco
@l@linkbiblia
#linkbiblia
#LINKBIBLIA
#Linkbiblia
#SUCESSOVITAL
#flordocerrado
#frutodocerrado