Fogo e Plantas do Cerrado

Tempo de leitura: 3 minutos

Fogo e Plantas do Cerrado, como acontece um incêndio e quais os benefícios para as plantas do Cerrado?

O fogo castiga o Bioma Cerrado Brasileiro todos os anos entre o fim do outono e final do inverno durante a estiagem. Este período dura de maio a setembro, e às vezes se estende até outubro. Quais os benefícios e prejuízos para as plantas nativas?

Fogo e Plantas do Cerrado, Como Acontece Um Incêndio?

A seca, que já longa, se agrava com os incêndios na floresta do Cerrado, principalmente nas florestas próximas às cidades.

Várias causas ocasionam esses incêndios, que vai desde causas naturais a crime ambiental.

Causas Naturais de Incêndio no Cerrado

Dentre as causas naturais estão a combustão espontâneas, tais como:

  • Queda de raios (não ocorre no referido período);
  • Vidros e outros objetos que esquecidos na mata podem produzir chamas se expostos ao sol forte da época;
  • Pelos de animais em atrito com vegetais que possuem materiais inflamáveis.

Por outro lado, estão os crimes ambientais que é o incêndio intencional por motivos políticos, vingança contra alguém e para ocupação ilegal ou simples prazer de “ver o circo pegar fogo“.

Há ainda, os incêndios acidentais, aqueles causados por propriedades rurais quando queimam uma área para limpá-la e prepará-la para o plantio. As vezes essa prática ultrapassa acidentalmente a propriedade e alcança matas vizinhas.

Até mesmo uma fogueira das festas juninas ou simplesmente para se aquecer enquanto conversam nas noites frias de inverno pode ocasionar um incêndio.

Além disso, pontas de cigarro lançadas para fora de um carro que passa nas rodovias limitadas por florestas ou por algum pedestre podem começar um grande incêndio.

Mas, conforme tenho observado, poucas queimadas nas florestas se iniciam por combustão espontâneas. A grande maioria é fácil perceber que começam acidentalmente ou por crime ambiental.

Fogo e Plantas do Cerrado: Como As Plantas Nativas Reagem A Essas Agressões

Há estudiosos que acham que o fogo por combustão espontânea faz bem para o Bioma Cerrado. É possível que sim, mas este tipo não temos como evitar, apenas nos cabe combater para que não alcance áreas muito grandes.

Matéria publicada pela Agência Brasil aposta que “Quase 1/4 do Território Brasileiro Pegou Fogo Nos Últimos 40 Anos”.

De fato, comprovo isso em minhas caminhadas no Cerrado, pois há plantas que só aparecem e florescem depois de uma queimada. Público em meu canal no Youtube todos os anos, vídeos que mostram os efeitos das queimadas nesse Bioma.

Assista Aqui Um Desses Vídeos

As plantas do Cerrado são adaptadas as intempéries desse Bioma. Elas desenvolveram hábitos que lhes permitem sobreviver aos longos períodos de seca e ao fogo.

As raízes e, em alguns casos, o caule se desenvolvem para baixo da terra antes de crescer para cima.

Em outros casos, elas possuem raízes tuberosos, bulbos e tubérculos que brotam após queimadas na superfície.

No vídeo  acima mostra a Smilax (Salsaparrilha), Pfáfia e Hypeastrum goianm (Amarillis do Cerrado).

Além desses, as árvores nativas desse Bioma são incrivelmente adaptadas. Eles possuem cascas grossas que lhes permite resistir ao fogo, pois este, queima a parte exterior, mas o caule fica preservado das chamas.

Siga-me e acompanhe saiba mais sobre o Cerrado.

Leia também: PLANTA MEDICINAL ALGODÃOZINHO

FRUTO DO CERRADO GABIROBA