Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Este é o Cipó-de-leite Natural do Cerrado, da família Apocynaceae. Veja a classificação de Guia do Campo:
Schubertia grandiflora, Apoc ynaceae – Cipó-deleite – Hábito: Trepadeira perene; Fitofisionomia ou Habitat: Borda de mata de galeria, cerrado (lato sensu); Distribuição: PA, AM, TO, RO, MA, PI, CE, PB, PE, BA, MT, GO, DF, MS, MG, SP, PR; Local da foto: Ceilândia – DF.
Algumas Características do Cipó-de-leite
As flores de cipó-de-leite, como podemos ver nas fotos, são brancas, de forma de trombetas. Elas são perfumadas, de aroma agradável. Sua florescência é primavera-verão.
Igual a muitas outras plantas do cerrado, o cipó-de-leite é usado também em jardins, sendo necessário grades para suportá-los bem.
O fruto do cipó-de-leite é uma vagem. Quando seca, abre-se e expõe as sementes em forma de pluma.
Segundo estudos, cerca de 95 gêneros e 850 espécies são encontradas no Brasil em regiões de florestas pluviais amazônicas, atlântica e de tabuleiro, floresta seca, restinga, cerrado e caatinga.
Cipó-de-leite É Beleza Natural do Distrito Federal
Esta é mais uma beleza encontrado no Cerrado do Distrito Federal, na região de Ceilândia. Admirável é a quantidade de espécies da flora encontradas nesta região.
Nos momentos de folga do trabalho não perco oportunidade de caminhar com minha cadela, Maia, contemplar a natureza, admirar a vegetação nativa do Cerrado e me encantar com esse Bioma impressionante.
Nossas cidades em Brasília e entorno são voltadas mais para o lazer dos shoppings centers ou parques públicos. Encontrei essa área bem perto de minha casa em Ceilândia que me oferece diversão, contemplação e renovação das energias vitais para vencer o stress causado pela agitação da cidade. Lazer de graça e cheio de graça. Cipó-de-leite é mais uma espécie natural dessa região.
Uma simples flor, para muitos, insignificante. Para mim, expressão da criatividade de Criador.
A biodiversidade dessa região me faz lembrar de uma expressão bíblica: “Multiforme graça” (1 Pe 4.10); “multiforme sabedoria” (Ef 3.10). Deus é Multi em tudo.