Tempo de leitura: 2 minutos
O Cará moela é um tipo diferente daquele que nasce debaixo da terra. Este nasce no ar, por isso é chamado também de cará-aéreo. Saiba como plantá-lo.
Apresento aqui mais uma beleza da agricultura cultivada na chácara de meu pai em Luziânia-GO, Brasil. Trata-se do Cará-moela.
Esta espécie é oriunda da África, mas por ser rústico, adapta-se muito bem em todos os climas brasileiros, especialmente o mais quente.
Classificação do Cará aérea
Segundo o Wikpedia, o nome ciêntifico do Cará-moela é Dioscorea bulbifera, da família Dioscoreaceae, do Reino Palntae, da Divisão Magnoliophyta, da Classe Liliopsida, e do Gênero Dioscorea.
O Dioscorea bulbifera é conhecido pelos nomes de Cará-moela, cará-do-ar, cará-aéreo, inhame-do-ar, cará-voador, cará-de-árvore, cará-taramela, cará-de-rama, cará de corda, air potato ou potato yam.
O Dioscorea bulbifera é fruto de uma trepadeira, e ganhou seu nome principal por ser parecido com uma moela.
A trepadeira pode ser cultivada facilmente numa cova com adubo bem misturado. Em alguns tipos de solo, recomenda-se um pouco de calcário. Coloca-lo com a gema onde sairá o broto para cima, descoberto. Isto é, à flor da terra.
Ele deve ser plantado perto de uma cerca, de árvores ou de algum estrado suspenso para a trepadeira produzir sem qualquer obstáculo e facilitar a colheita, principalmente para plantio comercial. A trepadeira é resistente à seca. Seu ponto de colheita é preferencialmente quando cai do pé.
Esta espécie tem o mesmo sabor de outros carás. Ele é mais nutritivo do que a batata. Uma excelente opção para quem procura alimentação natural. Veja uma forma saborosa de preparo no vídeo do Globo Rural.
Como Encontrar Dioscorea bulbifera para Plantio
Em algumas regiões há dificuldades de se encontrar o inhame-do-ar para plantar, pois ele não é comercializado em grande escala. Pode ser encontrado mais facilmente em feiras.
Caso alguém queira adquirir o inhame-do-ar para plantio, deve procurar em feiras de produtores rurais. Não é difícil encontrá-lo.
As fotos foram feitas na chácara em Luziânia-GO, mas meu pai vendeu a propriedade e não estamos plantando mais.