Tempo de leitura: 2 minutos
CAMBARÁ PLANTA MEDICINAL DO CERRADO AUSTROEUPATORIUM INALAEFOLIUM saiba mais. O que é? De onde é? Para que serve? Quais os cuidados que se deve ter antes de usar?
CAMBARÁ PLANTA MEDICINAL INFORMAÇÕES GERAIS
Olá, uma das plantas que sempre encontro no Bioma Cerrado é este tipo de Cambará conhecido como Cambará-de-bicho, Mariposa Branca, e Sálvia-amarga. Segundo informações da medicina popular, esta planta tem uso medicinal no alívio de cólicas menstruais, febre, azia, diabetes, hemorroidas, inflamações na garganta e pneumonia. Além disso, emprega-se como inseticida.
Tal como a medicina popular, estudos já comprovaram efeito antibacteriano contra alguns tipos de Escherichia Ecoli que causam males.
Entretanto, tenha os seguintes cuidados:
Primeiramente, não tome esta ou quaisquer plantas medicinais sem orientação médica, pois as plantas podem conter substâncias que causam danos ao seu organismo.
Segundo, tenha cuidado de não confundir as plantas, pois há outros tipos de plantas também conhecidos como Cambará ou Camará.
QUE PLANTA É ESSA?
Por isso, note que este tipo de Cambará tem como nome científico: AUSTROEUPATORIUM INALAEFOLIUM, da digníssima Família Asteraceae, que segundo o Wikipédia possui 32 mil espécies divididas em 1900 gêneros.
Assim sendo, para lhe ajudar na identificação, trago aqui a descrição da planta oferecida no PDF PLANTAS PEQUENAS DO CERRADO, disponível para download. Ele a descreve assim:
“Arbusto ramificado, até 1,2 m de altura, ramos novos vináceos. Folhas opostas, pecioladas,
7-10 cm de comprimento e 2-4 cm de largura, ovado-lanceoladas, ambas as faces
pubescentes, ápice agudo, base atenuada, margem serreada. Capítulos numerosos, dispostos
em corimbos compostos, concentrados no ápice dos ramos. Flores róseas a alvas.
Fruto cípsela, cerca de 2,5 cm de comprimento.
Ocorre em fisionomias campestres e savânicas ou em ambientes perturbados, em terrenos
secos”
Ainda segundo informações, este tipo de Cambará é nativo do Brasil.
Porém, cumprindo meu propósito nesse vlog, mostro a planta no seu aspecto admiravelmente belo, e benéfico do ponto de vista estético e ornamental. Suas flores brancas são impossíveis de passarem despercebidas, e dão um charme especial ao Cerrado, bem como, pode ser intencionalmente combinado por paisagistas, com outras plantas.