Árvore Frutífera Cambuí Branco

Tempo de leitura: 2 minutos

Árvore Frutífera Cambuí Branco é uma das maravilhas que encontrei no Jaó-GO. A espécie é um espetáculo para admiradores de plantas nativas. Vou compartilhar com vocês. Vem comigo.

Que Espécie É Essa Árvore Frutífera Cambuí Branco

Veja este conteúdo no Youtube. Clique Aqui.

Caminhando no Sítio Ouro Pires em Jaó-GO, propriedade dos meus amigos, Senhor Alceu e Dona Rosa, deparei-me com essa linda árvore florida. Logo percebi se tratar de uma Myrtacea, mas a pergunta é: Qual o Gênero e a Espécie?

Então, extrai um pequeno galho e perguntei se eles a conheciam. Pelo pequeno galho não puderam reconhecê-la, somente depois que mostrei disseram se tratar deum araçazeiro.

Assim, tratei de perguntar a meus Grupos no Facebook, e prontamente Fabio Longen, um DetWeb a identificou como Psidium Sartorianum.

Porém, indo mais além em minhas pesquisas, cheguei a uma referência em se tratando de frutas do Cerrado, o colega: Elton Josué, do Projeto Colecionando Frutas, onde fiquei conhecendo muitas particularidades dessa linda árvore.

O nome indígena é do tupi guarani: Araçá-Tinga, que significa “fruta que tem olhos“. Mas, em muitas outras fontes encontrei com o nome mais popular: Cambuí Branco.

Embora este nome seja o mais popular, esta árvore também recebe o nome de Araçá-jabuticaba e Pitanga branca.

Foi exatamente essa a minha primeira impressão, o tronco da árvore me lembrou uma jabuticabeira à primeira vista.

Entretanto, quanto à palavra Cambuí, também vem do tupi guarani e significa: “Água leitosa ou rio de leite”. O nome tem a ver com outra planta que também se chama Cambuí. Por isso, é bom conhecer os nomes científicos para não confundir as plantas.

Meu Encontro com A Árvore Frutífera Cambuí Branco

Em meu encontro com essa árvore, ela estava florida, à beira de uma corrente de águas. Não tinha frutos. Mas segundo informações ela apresenta frutos maduros entre março e abril. Podem produzir frutos amarelados, brancos ou vermelhos.

Além disso, os frutos são comestíveis in natura, mas também servem para sucos, sorvetes e geleias.

A árvore reune também os valores apicolas, pois suas flores atraem abelhas, e paisagístico, porque são lindas e de porte ereto.

Segundo estudos esta árvore ocorre em todo Brasil, nos Biomas Cerrado, Caatinga, Amazônia e Mata Atlântica, nos Estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Mato Grosso e Rondônia.

Mas ouvi que ela se encontra em risco de extinção no Estado de São Paulo. Uma pena, pois é uma espécie muito admirável e indicada para projetos de reflorestamento.

Psidium sartorianum, Cambuí Branco é Sucesso Vital.

Leia também: 10 Benefícios do Velame Branco

Consulte também:

CNCFlora. Psidium sartorianum in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Psidium sartorianum>. Acesso em 23 janeiro 2024.