Cajuzinho do Cerrado: Uma Descoberta Saborosa

Tempo de leitura: 2 minutos

Cajuzinho do Cerrado: Uma Descoberta Saborosa, saboroso caju do cerrado, é um pseudofruto. Saiba mais.

Este é o Caju encontrado no Cerrado do Planalto Central do Brasil. Eu o apresentarei e darei uma dica de como plantá-lo por sementes. As imagens foram fotografados no Distrito Federal.

O Cajuzinho do cerrado apresenta muitos benefícios para a saúde. Suas castanhas são ricas em proteínas e lipídeos, vitamina B1, B2, Vitamina PP, fósforo e ferro. Ele é rico em vitamina C, fibras e é antioxidante, e por isso atua na prevenção de doenças degenerativas.

Nomes Populares do Cajuzinho do Cerrado

Anacardium humile: caju-do-campo, caju-do-cerrado, cajuí, cajuzinho-do-cerrado, cajuzinho-do-mato, caju-anão, caju-mirim.

Ocorrências do Cajuzinho do Cerrado

Segundo estudos, o Anacardium humile é um arbusto que ocorre em Santa Cruz na Bolívia, na região oriental do Paraguai e no Brasil. Por aqui, ele ocorre no cerrado do Norte (Rondônia e Tocantins), no Nordeste (Piauí e Bahia), no Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso), no Sudeste (Minas Gerais, São Paulo) e no Sul (Paraná).

Usos do Cajuzinho

O Cajuzinho pode ser consumido in natura, sucos, doces, geleias, sorvetes e pratos salgados. Sua castanha pode ser empregada na indústria de polimentos para produção de matérias plásticas, isolantes e vernizes.

Na medicina popular, o chá da casca e das folhas do anarcadium humile é usado para combater diarreias e infecções de garganta. A raiz é usada como purgatório. A resina da castanha é usada para tratar calos e verrugas.

O Anarcadium Humile floresce aqui no Distrito Federal entre os meses de julho e agosto e os frutos, em setembro e outubro. São polinizados por abelhas e borboletas. Apresenta raízes profundas, e por isso adapta-se facilmente no seco cerrado.

A propagação se dá por sementes e por enxerto “garfagem em fenda lateral ou por borbulhia em placa”.

O Cajuzinho necessita de sol intenso. A irrigação melhora a qualidade dos frutos e da produtividade.

Plantar Cajuzinho, Sementes e Enxertia

Retire as castanhas deixe secar no sol por um dia ou no máximo dois. Num vaso com terra adubada coloque as castanhas com a parte mais robusta (que liga o pseudofruto) para baixo a um ou dois centímetros, deixando a parte de cima ainda à flor da terra. Pronto. É só esperar germinar, o que acontece entre 10 e 15 dias.

Seca

O ano passado a seca foi mais intensa no Distrito Federal. Foram mais de 120 dias sem chuvas. Este ano tem chovido bem. Porém, com o mato ainda muito seco, dias ensolarados de primavera, as queimadas têm destruído muito da vegetação com seus frutos. Mas consegui algumas fotos e frutos para registrar a beleza do Cajuzinho-do-cerrado e colhi um pouco para um delicioso suco.

Fonte:

Espécies Nativas da Flora Brasileira de Valor Econômico Atual e Potencial

Guia de Campo

Cerrado Online

Comentários encerrados.