As Plantas A Pleno Sol no Jardim Natural do Cerrado

Tempo de leitura: 3 minutos

As Plantas A Pleno Sol Se Destacam no Jardim Natural do Cerrado do Distrito Federal. Isto se deve à diminuição das chuvas e aos dias ensolarados do outono, transição entre verão e inverno. Este é o período de abundante floração de maior parte das espécies do Cerrado.

Outono E Inverno e As Plantas A Pleno Sol

O clima já apresenta um aspecto de inverno. O sol parece mais distante, já está mais fresco à noite e o sol permanece maior parte do dia.

O que isso representa? Representa um matiz de cores na vegetação do Cerrado, inúmeras espécies florescendo e frutos surgindo no período entre abril e outubro.

Mas, como diz a canção: Nem tudo é “flores”. Ou ainda como diz o pensamento de autor desconhecido:

Aprendi que nem tudo são flores, nem todos os dias têm sol. Mas não há tristeza que não passe, nem felicidade que dure para sempre. Os dias nublados vão vir, as flores vão murchar, mas depois a primavera certamente vai chegar! Um dia eu descobri que a vida vale a pena ser vivida e aproveitada ao máximo, independente das circunstâncias. Sempre haverá um novo dia, uma nova chance, um novo amor, uma nova oportunidade… Mas a vida, essa é única!

A Resiliência do Cerrado

O Cerrado parece entender muito bem disso. Esse Bioma demonstra e ensina a capacidade de se recobrar com facilidade das intempéries que sofre neste grande período entre o outono e a primavera. Quem quiser aprender o que é resiliência, vem para o Cerrado.

Vai aí uma breve descrição. O período seco no Cerrado costuma chegar ao extremo. No início, o frio costuma chegar a temperaturas baixíssimas considerando o clima brasileiro. No ano passado, a temperatura mais baixa chegou a 6,3ºC. Do meio para o final do inverno, entre agosto e setembro, fica quente e seco. O umidade do ar costuma oscilar entre 11 e 16%.

Tal extremo se agrava com as costumeiras queimadas, que destroem a vegetação, expulsa ou mata animais e pássaros. Acrescente-se isso que a fumaça provoca problemas respiratórios principalmente em idosos e em crianças. Isto em tempos de pandemias não é nada bom.

Aa flora do cerrado reage com graça. Ela demonstra admirável capacidade de se regenerar. Uma explosão de flores costuma ocorrer no solo extremamente seco nesse período. Acontece uma exuberante brotação de várias espécies após queimada. Algumas só acontecem nestas condições. Elas só brotam após queimada.

Por que? Qual o mistério? Nenhum. É que, o solo do Cerrado é pobre de nutrientes e rico em alumínio. Porém, o subsolo é uma grande reserva de águas. Por isso, ele é chamado de: “caixa d’água do Brasil”.

Por outro lado, as plantas do Cerrado são bem adaptadas. Elas costumam fincar raízes, ou mesmo seu caule, no mais profundo da terra até encontrar água. Quando o fogo ou a intensa seca passa, elas brotam vigorosamente.

As Quaresmeiras Estão Entre As Plantas A Pleno Sol

As primeiras flores desse período já começaram cheias de graça neste ano 2021. Como é o caso da Quaresmeira. Veja a seguir duas Quaresmeiras.

As Plantas A Pleno Sol
@odivanvelasco
As Plantas A Pleno Sol

1 – Quaresmeira-rosa

O Nome Científico: Tibouchina candolleana, 

Família: Melastomataceae.

Esta árvore nativa do Cerrado costuma medir entre 4 e 7 metros de altura. Ocorre nos estados da Bahia, Distrito Federal e  Minas Gerais.

Esta planta se chama popularmente de Quaresmeira do Cerrado ou Quaresmeira da serra. Ele é diferente da Quaresmeira roxa ou rosa, de nome científico Tibouchina granulosa.

A Quaresmeira recebeu este nome porque sua floração coincide com o final da Quaresma ou semana santa.

Esta árvore tem a copa arredondada, tronco ramificado, folhas com textura coriácea, pelos em ambas as faces e três nervuras paralelas.

As Plantas A Pleno Sol
@odivanvelasco

2 – Quaresmeira Roxa ou Lilás 

As Plantas A Pleno Sol
@odivanvelasco

Nome Científico: Tibouchina stenocarpa; 

Faímilia: Melastomataceae; 

Hábito: Arvoreta; 

Habitat: Cerrado, Mata de galeria, Campo rupestre.

@odivanvelasco

Conheça outras plantas do cerrado