Tempo de leitura: menos de 1 minuto
As Abóboras, também chamadas de jerimum no nordeste do Brasil, são originárias da Guiné. Segundo estudos, os portugueses a trouxeram para o Brasil no XVI.
As abóboras adaptaram-se muito bem em solo brasileiro, endossando o dito de Pero Vaz de Caminha ao rei Dom Manoel, na Carta escrita em 1º de maio de 1500: “Aqui em se plantando tudo dá”.
De fato, as abóboras costumam dar em abundância em todo solo brasileiro. Já tive a experiência de plantar e de colher muitos e variados tipos de abóboras no Estado do Rio de Janeiro. As abóboras das fotos deste post são da chácara de meu pai, em Luziânia-GO.
Produção de Abóboras Pelo Pequeno Agricultor
O pequeno produtor, sem infraestrutura para transportar e vender sua produção na cidade, vê maioria de seus frutos desperdiçados. Às vezes aparece algum atravessador, aquele cara que oferece pagar baixíssimo preço e que revende na cidade por 5 ou mais vezes o valor comprado.
Gênero das Abóboras
As Abóboras, inclusive a cabaça já publicada aqui, é do gênero Cucurbita, com as variações mixta, maxima e moschata.
As Abóboras na Culinária e Valor Nutritivo
Da abóbora tudo se aproveita na culinária. Ela é deliciosa em saladas, cozidos, na feijoada… Suas sementes podem ser degustadas cruas ou torradas, suas flores, nas saladas. Trata-se de um alimento saboroso e muito saudável.
As abóboras podem ser consumidas verdes ou maduras. Quando verdes, podem ser consumidos em saladas e cozidos; Quando maduras, além desses usos, servem também para excelentes doces.
As sementes de abóboras são muito procuradas por causa do seu valor vitamínico. Veja Os Benefícios da Abóbora no vídeo:
Veja 11 receitas com abóboras
Abóboras Ornamentais
Além do valor nutritivo e vitamínico, e do sabor saboroso, as abóboras são lindas e ornamentais. Algumas tomam forma de objetos e bichos quando manipuladas intencionalmente, através da polinização. São vários tipos parecidas com peixe, flores, aves, etc