Tempo de leitura: 2 minutos
Árvores do Brasil, Pau-terra-grande, da família Vochysiaceae, nome científico, Qualea Parviflora. Este é chamado de Pau-terra-grande porque há o pau-terrinha, cujo fruto é bem menor.
Nomes Populares dessa Árvore Brasileira
Há, ainda, outros nomes: pau-terra-mirim; ariauá; quatá-quiçaua; pau-terra-de-flor-miudinha, pau-terra, pau-terrinha.
Descoberta do Pau-terra-grande
Conheci o pau-terra em sua floração entre agosto e dezembro de 2017, quando caminhava pelo cerrado. Fiquei curioso com suas flores e, posteriormente, com seus frutos que ocorreram entre dezembro de 2017 e março de 2018. Mas alguns frutos perduraram por mais algum tempo.
Pesquisando sobre essa espécie impressionante, descobri que além do valor medicinal o pau-terra também é ornamental. Suas flores são lindas, predominantemente amarelas, em forma de trombetas.
Sua árvore pode atinge de 6 a 10 metros de altura e atrai muitos pássaros.
Publiquei sobre o pau-terra em flor na época que o descobri e prometi que publicaria foto quando tivesse os frutos. A pesar da demora, aqui está a foto do seu fruto.
Habitat
Seu habitat é borda de mata de galeria, borda de mata ciliar, cerradão, cerrado, campo sujo. Adapta-se a solos pobres, e é própria para reflorestamento.
O local da foto é Ceilândia, Distrito Federal, Brasil.
Foto:@prodivanvelasco
Indicação Medicinal de Pau-terra-grande
Usa-se as folhas verdes para tratamento de úlceras, gastrite, cólicas intestinais. Já a casca tem ação anti-inflamatório e cicatrizante.
Árvores do Brasil – Receita de Pau-terra-grande
Recomenda-se usar 15 gramas de folhas maceradas em 1 litro de água ou 50 a 80 gramas de casca de molho em 1 litro de água. Deve-se tomar 5 ou 6 xícaras por dia.
Porém, a advertência costumeira de Sucesso Vital é que ninguém deve tomar este ou quaisquer chá sem orientação médica, principalmente para quem já toma algum tipo de medicamento. As pessoas em geral pensam que ervas medicinais não têm efeitos colaterais. Engano. Algumas podem podem ser bem perigosas.