Tempo de leitura: 4 minutos
Começo do Pecado no Mundo. Bíblia Sagrada – A Tentação – Gênesis 3.1-7.
A Tentação e Começo do Pecado no Mundo aconteceu assim: “A serpente (Satanás) e a mulher comentam a Palavra de Deus. Satanás assume lugar de professor” (Isaltino). A princípio, a serpente é apenas um animal, criatura dentro do Jardim, do espaço e realidade das criaturas. Acima de todos está o Criador.
Seguindo a História, porém, veremos que a serpente foi um instrumento maligno. A guerra entre a humanidade e o ente que corporificou a serpente marcará a História.
Essa pessoa maligna queria conquistar a humanidade e conseguiu. Adão, que deveria ser o representante de Deus, revestido de autoridade, teve papel passivo. Eva “Tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao seu marido, e ele comeu” (v6).
O inimigo criou a dúvida. Eva “não sabia que isso era opção existente” (Broadmam).
A cena ocorreu no jardim (paraíso), na casa (lar) do homem. O Intruso não respeita o lar de ninguém. O homem deveria resistir-lhe e expulsá-lo. Nem deveria deixar-lhe falar, assim como Jesus agiu com os demônios e com Satanás (Mt 4.1-11; Mc 1.25; Lc 4.35). Jesus é o modelo de homem que Adão deveria ser.
Começo do Pecado no Mundo, Origem ao Pecado
Vê-se aqui, a gênese (começo) do pecado e da queda. O Diabo já estava “ao derredor procurando” alguém para destruir. O começo da queda foi o começo da tentação pela falta de resistência do homem ao mal.
Mas o Intruso estava no jardim por permissão e sob o controle de Deus.
A queda ocorreu: a) pela geração de dúvida da Palavra de Deus: “É assim que Deus disse” (v 3-5); b) Pelo menosprezo da Palavra (5); c) pela desobediência à Palavra (6).
Deus proibiu da árvore do conhecimento do bem e do mal e nada disse da árvore da vida. Esta não foi proibida. Aquela serviu para: a) anunciar a ameaça do mal presente na Terra; b) exercício da liberdade do homem, já que este foi criado à imagem e semelhança de Deus; c) eleição segundo a graça pela pregação e obediência ao evangelho (2.16,17; 2 Ts 1.7-10). Só “Quem crer e for batizado será salvo” (Mc 16.16).
O homem não era completo, embora fosse sem pecado. Como ser moral, ele teria de alcançar a plenitude, o alvo estabelecido por Deus pela obediência, mas, falhou.
O alvo seria a vida eterna. O homem se tornaria digno dela pela obediência. A palavra hebraica significa “errar o alvo”.
A serpente teve êxito na queda do homem. Este fato também está descrito noutras culturas. “A Epopeia de Gilganlesh, do segundo milênio A.C na Babilônia diz que uma serpente foi a responsável pelo fato do homem não ter alcançado a vida eterna” (Broadmam).
Mas, Deus, o Criador interveio com ensino, correção, julgamentos e promessas para salvação da humanidade. Com A Tentação e Começo do Pecado no Mundo, teve a gênesi, também, do juizo.
Começo do Pecado no Mundo: A Tentação e Seus Passos
Eva: a) superestimou a árvore do conhecimento do bem e do mal, colocando-a no centro do jardim (3.3; 2.9). Outro caso de falsificação da Palavra de Deus. “O proibido desperta cobiça” (Isaltino). Broadmam ironiza: “O que haviam aprendido? Que estavam nus. Que profundo!”. B) Acrescentou a Palavra: “nem tocareis” (3.3; 2.17; Mt 23.4).
Isto é o que significa adulterar a Palavra (2 Co 4.2). c) Seguir seu próprio entendimento e não o de Deus (2.17; 3.6). “Vendo a mulher”, isto é, percebendo, entendendo, e dará lugar a outra percepção: “percebendo que estavam nus”, “abriram-se os olhos”, agora, vendo que a desobediência não foi boa coisa.
Conforme Broadmam, “Gênesis está dizendo que quando a busca do conhecimento substitui a confiança na Palavra de Deus, o naufrágio é inevitável”.
O pecado não foi criado por Deus e nem pelo homem, mas por Satanás incorporado na serpente. O pecado foi causa de Satanás ser expulso do céu (paraíso celestial), e também a causa do homem ser expulso do Éden (paraíso terreno).
O Diabo corrompeu o homem com promessas mentirosas. Ele é o pai da mentira (Jo 8.44). O pecado é mentira, e a mentira é pecado. O homem caiu porque preferiu crer na mentira de Satanás, do que na verdade de Deus. Não resistiu A Tentação. Isto é o pecar.
Agora não há nada que o homem possa fazer para mudar isto. Só Deus, pela graça, “porque para Deus todas as coisas são possíveis” (lc 1.47). “Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes” (Gálatas 3:22).
Satanás (Conforme Isaltino):
1 – Gera dúvidas (3.1)
2 – Nega a Palavra de Deus (4)
3 – Contradiz a Palavra (5)
4 – Acusa Deus de privar a mulher de conhecimentos extraordinários.
O pecado é insubordinação a Deus pelo desejo de superioridade. Convencidos de que a insubordinação lhes levariam a ser grande como Deus, o homem caiu.
A Tentação Continua. Mas você pode fazer uma escolha.