Tempo de leitura: 2 minutos
A Produção Agrícola Brasileira – Avanço da Produção Agrícola em Goiás. O fator que melhora a economia brasileira. Seria isto um sucesso brasileiro?
A Produção Agrícola Brasileira – Crescimento
A CONAB, Companhia Nacional de Abastecimento prevê que a safra de grãos será recorde (234,3 milhões) de toneladas em 2017. Este crescimento da Produção Agrícola alívia a crise em que se encontra nosso país, causada pela corrupção de nossos líderes. Isto vai aumentar o emprego, não somente, mas especialmente no campo.
Um dos grãos carro chefe desse sucesso é a soja. Sua produção “deve crescer 19,4% atingindo 113,9 milhões de toneladas, com ampliação de 1,9% na área plantada estimada em 33,9 milhões de hectares”, diz matéria da Agencia Brasil.
Seria isto um sucesso? Sim. Mas não vital. Primeiramente porque aumenta o desmatamento para fazer o plantio. O que piora a qualidade do ar e diminui a água, uma das crises do Distrito Federal e Entorno.
Produção Agrícola Sucesso ou Derrota Para a Fauna?
Segundo, a fauna da região fica prejudicada. Os animais têm seu habitat perdido para o homem e suas lavouras. Muitos deles estão invadindo as cidades (Veja reportagem do G1).
Outro fator a considerar é o uso de agrotóxico e de sementes transgênicas. Sobre esta já escrevemos aqui. O uso de agrotóxico é indispensável para tanta produção. Seria o caso de perguntarmos se isto não está influenciando no aparecimento e crescimento de doenças, afinal são tantos casos de cânceres.
Somam-se a esses fatores acima, o fundiário. As terras usadas para o plantio são, em grande parte posses, favorecidas pelas leis brasileiras. Grandes e médios fazendeiros avançam possuindo o que não compraram, e pressionando os pequenos chacareiros a venderem suas pequenas propriedades a preço de banana.
O agrotóxico virou até arma: “Ou vende ou vai ter de sobreviver respirando veneno de agrotóxico”.
Não dá para chamar a isto de sucesso, muito menos, de vital. Sucesso Vital respeita a vida, a natureza, os bichos e a pessoa humana.
Assista animais da chácara no Youtube: Mico