12 Plantas Interessantes que Vale a Pena Conhecer

Tempo de leitura: 3 minutos

12 Plantas Interessantes que Vale a Pena Conhecer encontrei numa trilha no Cerrado.

Olá, neste post vou apresentar a trilha de hoje (07/04/2025). O objetivo foi buscar sementes de Bromélia goyazensis e Periandra mediterrânea, Alcaçuz. Mas mostro várias plantas encontradas ao longo da trilha. Acompanhe!

A trilha começou às 6h da manhã, eu e Maya. O dia começou com um vento frio que trazia muitas nuvens, mas não parecia ser de chuva. De fato, não choveu durante todo o dia. Encontrei 11 plantas interessantes que vale a pena conhecer. Vem comigo!

Porém, o clima já é outro. O calorão deu lugar a um clima mais ameno, típico de outono e de transição para o inverno. Minha estação preferida.

Encontrei as seguintes plantas nativas do Cerrado:

1 Annona Crassifolia

O primeiro registro foi conferir o último fruto de araticum (Annona crassifolia). Acho que depois desse não acho mais nesta temporada. Ainda não está no ponto. Acho que ficará em uns dois dias.

2 Ipomoea procunbens

Depois registrei a linda Ipomoea procumbens, uma flor lindíssima do Cerrado. Mais uma que tem o nome popular de Corda-de-viola

3 Lagerstroemia speciosa – resedá-gigante. 

Em seguida, encontrei a Lagerstroemia speciosa, que vou apresentar melhor noutro artigo. Esta planta não é do Cerrado. Ela é originária da Índia. 

4 Mimosa Rheiptera

Não podia deixar passar a árvore Mimosa Rheiptera, uma Fabaceae, linda. 

5 Ipomoea squamisepala

Essa Ipomoea tem flores brancas e a floração é exuberante. Algusn a chamam de Jetirana branca.

6 Periandra mediterranea , Alcaçuz doce

Alcancei um dos objetivos principais, colher sementes de Periandra mediterrânea, Alcaçuz doce. Registro assim, a época de colheita de semanas: mês de abril e maio.

O fruto de Alcaçuz doce é uma vagem com sementes pequeninas, tipo leguminosa, lembra feijões.

7 Tibouchina Granulosa

Depois do Alcaçuz doce, encontrei Tibouchina granulosa, a Quaresmeira do Cerrado. Esta é de flores roxas-lilás, mas noutras ocasiões e em outro lugar encontrei de flores vermelhas.

Esta planta recebeu o nome de Quaresmeira por florescer no período da Quaresma.

8 Mauritia flexuosa, Buriti.

O sétimo achado foi altas palmeiras de Buriti, Mauritia flexuosa, que deve alcançar mais ou menos 12 metros de altura. O coco de Buriti é altamente nutritivo e bastante usado na culinária brasileira, especialmente no nordeste.

9 Alibertia edulis, Marmelada de Bola.

Encontrei também a marmelada-de-bola, Alibertia edulis. Apesar de estar diminuindo a população delas, ainda posso encontrar algumas. Esta planta é muito importante quanto ao valor ecológico, pois  serve para recuperação de áreas degradadas e alimento para animais, especialmente pássaros.

10 Ruellia Geminiflora

Sempre nesta época do ano é fácil encontrar várias espécies de Ruellias. Encontrei a Ruellia Geminiflora, com uma floração encantadora! 

11 Bromélia Goyazensis, Gravatá ou Quaraguatá.

Então cheguei ao meu segundo objetivo principal, pegar as sementes de Bromélias Goyasensis, Gravatá do Cerrado. Claro que experimentei o saboroso fruto que tem um suco bem doce, porém a casca é picante como o abacaxi. É da mesma Família, Bromeliaceae.

12 Passiflora nitida

Finalmente, encontrei mais uma ocorrência de Passiflora nitida, Maracujá suspiro, de sabor doce. Um maracujá indicado para fortalecer outras espécies por ser resistente a pragas.

E foi só por hoje. Sucesso Vital para você!

Assista a este conteúdo em vídeo no meu canal no Youtube. Clique aqui.

Siga Sucesso Vital no Facebook

Leia também: Diário de Uma Jornada na Natureza

Picão-Preto: Amigo ou Inimigo?

Por favor, deixe seu comentário.