VIROLA SEBIFERA, PLANTA NATIVA DO CERRADO

Tempo de leitura: 2 minutos

VIROLA SEBIFERA é uma das espécies promissoras na farmacologia brasileira, como para a indústria farmacêutica e para a medicina popular. Melhor, é nativa do Cerrado.

Informações de VIROLA SEBIFERA

O nome Científico é Virola Sebifera;

Família Myristicaceae;

Nomes Populares: Mucuíba, Ucuúba, Pau de sebo, bicuhyba-preta, tawa, ucuúba-preta, ucuuba-punã, ucuúba-vermelha, gordura-de-virola, ucuúba-do-cerrado.

Esta espécie tem muitos outros nomes. Varia dependendo da região do Brasil e de outros países.

O Hábito é de árvore endêmica do Cerrado brasileiro.

Ocorrência: América do Central e, do Sul.

Estudos com VIROLA SEBIFERA

Estudo realizado com Virola Sebifera avaliou suas propriedades in vitro (tubo de ensaio) e in vivo (em organismo vivo) e identificou suas substâncias. O estudo encontrou os seguintes componentes: ácidos graxos, alcalóides, flavonóides, lignóides, policetídeos, taninos e terpenos.

A medicina popular já a utiliza. Os índios utilizam as folhas e cascas de Virola Sebifera já há anos.

As pesquisas constataram alcalóides isolados dessa planta que sinalizam positivamente na terapia do câncer. Tais substâncias possuem ação contra proliferação de células tumorais humanas.

Estudos comprovam:

  • poder coagulante e cicatrizante;
  • Estanca hemorragias;
  • Rica em tanino;
  • Evita doenças do coração;
  • Reduz a formação de placa nas artérias;
  • Ação antioxidante;
  • Reduz o colesterol;

Usos de Micuíba

O uso popular de VIROLA Sebífera varia de acordo com a região e a cultura. 

Dentre os usos medicinais estão o combate à artrite, cólicas, aftas, hemorroidas, reumatismos e úlcera. Os índios usam as cascas dessa árvore em compostos de preparações alucinógenas em rituais religiosos.

As substâncias encontradas em Ucuúba dão a cientistas e a indústria farmacêutica na esperança de desenvolver medicamentos contra o câncer, principalmente.

Além da indústria farmacêutica, a indústria cosmética aponta que a manteiga de Ucuuba apresenta melhores resultados do que a manteiga animal. O mesmo vale para a indústria alimentícia.

Enfim, a Bicuíba é mais uma riqueza natural do Brasil que poucos Brasileiros conhecem. Sou agradecido por tal privilégio.

Inscreva-se no Canal

Fonte

Amazon

Virola sebifera in Ficha de Espécies do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr). Disponível em: <https://ferramentas.sibbr.gov.br/ficha/bin/view/especie/virola_sebifera>. Acesso em 01-06-2021

Comentários encerrados.