O Chamado Mais Importante do Mundo

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus(Mateus 4:17). Esta foi a primeira mensagem de Jesus no início de seu ministério. Nela está um dos fundamentos do Evangelho, sem o qual ninguém pode entrar no céu. Esta mensagem contém O Chamado Mais Importante do Mundo. Nunca houve, não há, e jamais haverá um chamado mais importante do que este para a humanidade.

Mas, por que este é O Chamado Mais Importante do Mundo? Qual o fundamento que esta mensagem contém sem o qual ninguém poder entrar no céu? Vamos às respostas.

Primeiramente, Por que este é O Chamado Mais Importante do Mundo?

Este é O Chamado Mais Importante do Mundo porque ele vem do Soberano Deus na Pessoa de seu Filho Jesus, o Criador. Em João 1:1-3 diz: No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez”.


Este é
O Chamado Mais Importante do Mundo porque ele vem do Pai de amor. Em João 3:16 diz: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.


Este é O Chamado Mais Importante do Mundo porque ele vem do Salvador único, Jesus. Em Atos 4:12E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”.

Então, esta mensagem vem do Soberano Deus Criador, do Pai amoroso, do Salvador. Se você o rejeita, terás de enfrentá-lo como juiz. Em 2 Tessalonicenses 1:7-9 diz: “E a vós, que sois atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder,
Com labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo;
Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, longe da face do Senhor e da glória do seu poder
”.


Este é
O Chamado Mais Importante do Mundo porque nenhum outro pode salvar. Ninguém mais pode abrir a porta das mansões celestiais para o pecador a não ser Jesus. Ninguém mais pode oferecer perdão real para o pecador. Se o rejeitas, rejeita a tua salvação.


Em segundo lugar, Qual o fundamento que O Chamado contém, sem o qual ninguém poder entrar no céu?


A resposta é: O Chamado Mais Importante do Mundo é para o arrependimento. O chamado não é um convite. Não é um conselho. Não é um apelo. É uma ordem. Jesus não implora a ninguém que se arrependa. Ele manda: Arrependei-vos.

Não obedeces a teu Senhor? Então terás de a ver com teu Juiz. E o juízo será sem misericórdia (Tg 2.13). Enquanto Ele nos chama ao arrependimento, nos chama cheio de amor para salvar. Quando Ele nos chamar para julgamento, não haverá recursos, nem apelação; mas simplesmente a sentença.

Mas, o que é arrepender-se? A palavra grega é metanoia, que quer dizer: mudança de mente, de mentalidade. Quando uma pessoa muda de mentalidade, muda também as crenças e valores; a vida muda. A pessoa se torna uma nova criatura com diz em 2 Coríntios 5:17:Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.

A pessoa se passa de cidadão terreno a cidadão do céu; de carnal a espiritual; de caminhante para condenação ao inferno a absolvido para entrar no céu. Tudo isso acontece quando alguém obedece ao chamado de Jesus para o arrependimento.

Importante: Sem arrependimento ninguém entra no céu. Por isso Jesus disse: Arrependei-vos, por que está próximo o reino dos céus.

Mas de que se arrepender? Quando devo me arrepender?
O verbo grego vem metanoite, imperativo presente, que tem o sentido de continuidade. Assim, o sentido literal ficaria mais ou menos assim: “Arrependa-se e continue a arrepender-se”. Então, devemos nos arrepender sempre e continuamente.

Uma ação paralela aos arrependimento é a confissão de pecados. Quando alguém se arrepende, confessa o pecado a Deus. E, “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” (1João1:9).

Então, precisamos nos arrepender e confessar nossos pecados. Quais pecados? Todos: incredulidade, desobediência à Palavra de Deus, maledicência, mentira, hipocrisia…

Vivemos numa sociedade colecionadora de pecados: abortos, idolatria, sexo desordenado…

Até muitos cristãos andam flertando com o pecado acreditando que têm licença para pecar, porque onde o pecado abundou superabundou a graça (Rm), então pecaremos para a graça ser ainda maior, pensam alguns. Deus perdoa tudo. Mas atenção! Está escrito:

Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente ao que tomar o seu nome em vão(Deuteronômio 5:11).

E,

Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará (Gálatas 6:7).


Arrependa-se e confesse seus pecados. Dê nome aos seus pecados. Quais são eles? É a mentira? É a vaidade? É a soberba? Qual o nome de seus pecados?

Nós costumamos pecar no varejo e confessar no atacado, “Senhor, perdoa todos os meus pecados”. Mas precisamos nomeá-los. Enquanto não conhecemos nossos pecados e os confessamos não há cura.

Também erramos ao querermos julgar e disciplinar aos outros que cometeram pecados. Achamo-nos melhores do que os outros enquanto temos cometidos os mesmos pecados ou ainda piores.

Concluindo, Arrependa-se! Atenda ao chamado soberano de Deus. Confesse seus pecados e receba perdão de Deus.