Fruto do Cerrado, Murici ou Byrsonima

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Fruto do Cerrado, Murici ou Byrsonima tem a diversidade típica desse Bioma. São cerca de 150 espécies. Elé utilizado ornamentalmente, na culinária e na medicina popular. Conheça o Murici.

Classificação (Fonte: Guia de Campo).

A Byrsonima laxiflora, é da família Malpighiaceae. Seu nome popular: Murici-damata. Seu Hábito: árvore. Fitofisionomia ou Habitat: Mata de Galeria, Cerrado (lato sensu), Campo úmido; Distribuição: GO, DF, MS, MG, SP; Local da foto: Taguatinga-DF, Brasil. Foto: @prodivanvelasco.

Murici em Risco de Extinção

O Murici, assim como todo o cerrado com seus frutos, está em risco de extinção devido ao avanço das cidades, das fazendas e das lavouras, sobretudo, as de soja.

Fruto do Cerrado, O Murici e Seu Uso

Além da beleza, e por isso, seu uso ornamental, o Byrsonima é mais uma planta do cerrado utilizado, também, pela medicina popular. Ele é aliado no combate a doenças, tais como, diarréia, úlceras gástricas, combate a tosse e à bronquite, antiasmático, antitérmico, infecções na pele, enjoos, diurético, picadas de cobra, anti-inflamatório e antimalárico.

O Murici é usado para receitas de brigadeiros, sorvetes, licores, molhos para carnes, e outros.

Um bom trabalho em PDF é o de Rita Medeiros, disponível para download.

Nomes Populares

São vários nomes populares. Veja alguns: Murici, Murici-da-praia, Murici-do-brejo, murici-do-campo, murici-da-chapada, murici-da-mata, murici-da-serra, murici-das-capoeiras, murici-do-brejo, murici-da-praia, murici-amarelo, murici-vermelho, murici-branco, murici-de-flor-branca.

Descrição do Muricizeiro

O Murici ou Byrsonima é uma arvoreta que pode atingir 5 metros de altura, tronco cilíndrico, tem a copa estreita e a casca escura e áspera.

Sua flor é linda, de coloração amarelada ou alaranjada, mas há também a flor branca e vermelha. Alguns tipos florescem de janeiro a março. O da foto acima floresceu agora, final de maio e início de junho.

Sabor

Agridoce e oleoso

Conclusão

A diversidade de espécies numa região com mais ou menos 2 ou 3 hectares é admirável. Já foram encontradas: Byrsonima verbascifolia, Byrsonima pachyphylla, Byrsonima linearifolia, Byrsonima laxiflora, Byrsonima intermedia, Byrsonima guilleminiana e Byrsonima basiloba.

Um dos objetivos de Sucesso Vital é registrar imagens dessas belezas e riquezas naturais, pois talvez em pouco tempo estas sejam tudo o que nos restem. Como já mencionamos acima, o cerrado está em risco de extinção.