Os Detalhes da Criação do Homem

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Já enumeramos as diferenças entre homens e animais. Agora Apresentamos Os Detalhes da Criação do Homem (Gn 2.7).

Criação do Homem
Criação do Homem – Imagem Pixabay

Quais são Os Detalhes da Criação do Homem? Como Deus o criou? Diferente das demais criações. As outras coisas Deus deu uma ordem e foram criadas. Mas ao criar o homem, Deus pegou o barro, modelou um boneco e soprou-lhe nas narinas, dando-lhe fôlego de vida e este passou a ser “alma vivente” (v7).

Esta é uma das diferenças entre o homem e as demais criaturas. Só o homem recebeu o toque especial e o fôlego (espírito) de Deus. O hebraico é nishma’, que significa “fôlego”, “respiração”. De onde se deriva “nephesh”, “alma vivente”, “pessoa”, “garganta”, “respiração”, “fôlego”, “ser”, “personalidade” (Isaltino).  Então o homem foi modelado, formado por Deus e recebeu o fôlego de Deus, e por isso, com capacidade de se relacionar com Deus (3.8,9).

Esta é a grande diferença entre os animais e o homem. Os animais também têm alma vivente, mas não têm o sopro especial de Deus. Eles foram produzidos por uma ordem simples (1.20-22), como diz Isaltino G Coelho Filho: O homem teve: a) o toque modelador de Deus, “formou o Senhor Deus o homem”; b) o sopro especial que transmitiu ao homem a imagem e semelhança de Deus; c) passou a ser a imagem e semelhança de Deus; d) o domínio sobre a terra como representante de Deus.

Devemos lembrar, porém, que Deus é Espírito (Jo 4.24) e Sempiterno. Isto é sem começo e sem fim. A essência do homem é, por isso, espiritual, embora limitada porque é criatura e seria ainda mais, por causa do pecado.

A Criação do Homem É de Autoria de Deus

A Criação do Homem é, portanto, corpo e alma viventes de forma animal (corpo que se move e se expressa). É, também, espiritual. Isto é, pensa, sente e tem direção própria. O homem é ser moral e ético (Gn 2.15-17). A queda (cap 3) tornará a imagem e semelhança de Deus defeituosa. O lavrador plantou o trigo, o inimigo, o joio (Mt 13.25). Ambos agora crescem juntos até o dia da colheita.

O homem não veio de outro planeta, não evoluiu de formas primitivas de vida e nem do macaco. O homem veio de Deus e foi feito, na sua estrutura física, da terra, para onde deve voltar (Ec 12.7). O “`adam” (homem) veio de “`adamah” (3.19). A Criação do Homem, sua origem é de Deus.

A tricotomia se explicaria aqui e ganharia harmonia com a composição trinitária das coisas, seguindo o pensamento do Prof. Adauto Lourenço: Espaço: profundidade, largura e altura; Música: melodia, harmonia e ritmo; Estado Físico da Matéria: sólido, líquido e gasoso; etc. O homem seria então, formado por três partes: corpo, alma vivente e espírito. Porém, o homem não é completo se faltar qualquer dessas partes na sua constituição. Por isso haverá a ressurreição. Mas isto é pano para outras mangas.

Notas: Muitos negam a autoridade do Livro de Gênesis. Mas Salomão reconheceu a autoridade de Gênesis ao citá-lo (Ec 12.7), o mesmo podemos dizer de Jesus e seus Apóstolos. 

Deus Confeccionou o Homem como o oleiro faz com o barro (Jr 18.4,6; Is 29.16; 64.8; Rm 9.21).

O homem com seu fôlego de vida pertencem a de Deus. O que Deus dá também pode tirar quando quiser (Ec 12.7; Sl 104.29; Jô 10.9).