Tempo de leitura: menos de 1 minuto
O Tabaco ou Vassourinha-de-Botão, ele é usado na produção de cigarros, causador de várias doênças, mas tem propriedades medicinais também.
Entre as doenças que causa estão o câncer, enfisema pulmonar, pneumonia e problemas respiratórios, entre outros. Mas ele também tem aplicações medicinais muito importantes.
O tabaco tem propriedades medicinais que atuam como anti-inflamatórias, antiparasitárias, hipertensão, sedativas, vermífugas e inseticidas.
Como inseticida, por exemplo, já ouvi do uso do tabaco para controle de pragas em culturas naturais, dispensando agrotóxicos. Isso se dá porque o tabaco se mostra isento de ataques por micro-organismos. Nunca vi um pé de vassourinha-de-botão (tabaco) apresentar problemas por ataques destes. Eles estão sempre viçosos.
Uso Medicinal
As folhas e raízes são usadas na medicina caseira para tratar de afta, angina peitoral, diarreia, distúrbios biliares, dor de dente, hérnia, hipotensão, inflamações, parasitas da pele, picadas de mosquitos e abelhas, problemas circulatórios e vermes intestinais.
Advertências
Não é indicado para gestantes, mulheres que estejam amamentando e lactentes.
O Tabaco medicinal, como maioria dos remédios, pode ter efeitos colaterais se usado doses acima do indicado por profissionais de fitoterapia ou profissional habilitado.
Lembre-se de que o tabaco como cigarro e usado fora dos procedimentos médicos indicados por profissionais habilitados pode causar doenças ao usuário e pessoas próximas. Por exemplo: A gestante que fuma pode comprometer o bom desenvolvimento do feto.
Outras Aplicações
O tabaco pode combater sarna, piolhos, carrapatos, picada de insetos, problemas na garganta (gargarejos).
Em forma de chás, e em doses indicadas por profissionais capacitados, trata distúrbios biliares, vermes intestinais, inflamações, hérnia, hipotensão, esgotamento nervoso, má digestão, cálculos renais e hepáticos.
É usado, também, em algumas regiões como fumo de rolo, utilizado nas castrações de animais para evitar o tétano.
“As folhas secas e pulverizadas são usadas como antitetânicas e esternutatórias”.
Classificação de Tabaco
Nome Científico: Nicotiana tabacum L.
Família: Solanaceae;
Sinonímia Vulgar: Tabaco;
Sinonímia Científica: Nicotiana chinensis Fisch ex Lehmann; Nicotiana mexicana Schltdl.; Nicotiana mexicana var. rubiflora Dunal; Nicotiana pilosa Dunal.
Veja mais no Youtube
Fontes Consultadas