Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Elias, O Retorno do Profeta Fortalecido Por Deus, estudo de 1Rs 19, continuação, quando o profeta restaurado por Deus retornou às suas atividades.
Elias voltou de seu exílio mais forte. O Profeta Fortalecido Por Deus. Elias partiu e encontrou Eliseu lavrando com doze juntas de bois. Lançou-lhe a capa (19). Eliseu deixou os bois, correu atrás de Elias e pediu-lhe para “beijar” o pai e a mãe. Elias lhe disse: “Vai, volta; o que fiz eu?” (20). Eliseu deixou Elias, voltou e matou sua junta de bois e o cozeu com a madeira dos aparelhos do arado e a deu ao povo. Então seguiu a Elias e o serviu (21).
O Nome Forte do Profeta Fortalecido Por Deus
Os nomes de Elias, “Jeová e Deus”, e de Eliseu, “Deus é Salvação”, formam uma mensagem doutrinário evangelística. O primeiro ensina que Jeová é único Deus. Não existe outro. Nem Baal, nem Asera nem qualquer que seja o nome. O segundo informa que esse Deus Jeová é salvação. Nenhum outro pode valer ou salvar. Isaías enfatizou isto veementemente nos capítulos 41 a 44.
Elias, Profeta Fortalecido Por Deus E Seu Discípulo
Eliseu era um homem ocupado. Ele estava arando a terra quando Elias o chamou. A Bíblia Vida Nova diz que “se doze juntas de bois pertenciam a seu pai e o povo mencionado no v 21 era corpo de servos domésticos e agrícolas, sua família deveria ser próspera”. Bem, para ter matado os bois, assado a carne com a madeira do arado e dado tudo ao povo (21), só podia ser o dono, pois um empregado dificilmente faria isto.
Para Eliseu, o chamado de Elias foi mais importante do que o seu trabalho, porque era o chamado de Deus. E com que maestria ele exerceria seu ministério! Que dedicação exemplar! Também, trata-se do chamado do homem considerado o pai dos profetas, Elias. Este apareceu na transfiguração de Jesus representando todos os profetas (Lc 9.30). Sua autoridade é indiscutível. Eliseu sabia muito bem a quem estava seguindo. Ele não era seguidor de profetadas loucas.
Elias, Profeta Fortalecido Por Deus e O Chamado do Mestre
Deus tem chamado muitas pessoas durante muitos anos, mas elas continuam apegadas aos seus bois. Consideram seus pecados, mazelas e bens mais importantes do que o serviço de Deus. Muitas coisas têm mantido cativas as pessoas longe de Deus e de seu propósito. Até quando permanecerão cativas?
Jesus foi mais exigente que Elias. Este permitiu Eliseu despedir de seus pais. Jesus exigiu obediência imediata (Lc 9.57-62). O chamado de Jesus não é o chamado de um profeta, mas do Filho de Deus. “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”. “Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus”. Cristo nos manda renunciar a tudo por Ele (Lc 9.62). Eliseu, ainda que tenha se despedido de seus pais, renunciou. A partir de então seria fiel ao Senhor integralmente. Sejamos fiéis ao Senhor!
A expressão “Vai e volta” (20) é uma expressão de difícil entendimento. Talvez seja uma expressão idiomática que signifique: “Não estou lhe empatando em nada”, como quem quisesse dizer que o chamado vem Deus e não dele mesmo.
A capa de Elias representava a personalidade e os direitos de seu dono (2Rs 2.8). Funcionava como o cajado na mão de Moisés (Ex 4.1s), símbolo de sua autoridade. A Bíblia na mão e na prática é a autoridade do cristão.