Tempo de leitura: 2 minutos
Vai abastecer ou carregar? O Brasil está preparado para este tipo de carro?
O Lançamento do Carro Elétrico da Tesla , segundo Elon Musk, fundador da marca twitou: “A unidade de produção 1 do modelo 3 está agora construída e está passando pelo check-out final”.
A informação também foi publicada na revista Exame. O lançamento está agendado para o dia 28 de julho.
Trata-se de um quatro portas com espaço para cinco passageiros e autonomia para 340 Km por carga de bateria.
O Lançamento do Carro Elétrico da Tesla e a demanda de energia
O que me chamou a atenção não foi o carro, mas o seu funcionamento com energia elétrica. Para mim, num primeiro momento, isto significa menos poluição e mais emprego na área elétrica. Duas coisas animadoras.
Entretanto, surge como preocupação, a geração de energia elétrica para suprir a demanda cada vez mais crescente. Calcula-se que o veículo elétrico causará um forte impacto na rede de distribuição de energia. A saída seria um carro elétrico híbrido (VEH). O carro híbrido oferece um sistema de combustível duplo: gasolina e eletricidade.
Porém, ainda assim o aumento do consumo de energia continuará crescente. É preciso que os governos invistam urgentemente em fontes de energia renováveis. Ainda são muito tímidos, considerando a demanda crescente, os investimentos em energia eólica e solar.
Outras fontes de geração de energia, as termelétricas mais que todas as poluentes, farão aumentar o efeito estufa causado pela emissão de gases tóxicos. Embora alguns poucos discordem do tal efeito estufa, o fato é que o planeta está com um calor infernal.
Em 29 de março deste ano, a ANEL iniciou a construção da maior usina de energia solar fotovoltaica da América Latina. O investimento fica em Nova Olinda-CE. Estima-se gerar 600 GWh ano.
A energia eólica também vem demonstrando crescimento no Brasil. Segundo a Global Wind Energy Council (GWEC), houve um aumento de 2.014 MW na geração de energia eólica no país.
O planejamento adequado tem de acompanhar o desenvolvimento tecnológico. Disso depende o sucesso de todos nós.