O Homem e Seu Papel Ecológico Perante Deus

Tempo de leitura: 7 minutos

O Homem e Seu Papel Ecológico Perante Deus. Deus se preocupa com Ecologia? Se sim, qual a responsabilidade do homem como administrador da terra?

Dizem os dados científicos que a temperatura do planeta está aumentando. Mesmo assim, o ser humano está pondo fogo nas florestas o que faz aumentar ainda mais a temperatura.

As queimadas, como acontece?

A queimada é técnica agrícola para limpar uma área do terreno a ser destinada para outras finalidades: agrícola, pecuária, habitacional.

Para fazê-la corretamente, deve-se fazer um asseiro. O asseiro é um desmatamento formando um corredor limpo de mato ao longo de uma área a ser queimada, separando-a das áreas a serem preservadas, para evitar que o fogo se espalha.

O Que É Incêndio?

Ocorre, porém, que quando não se faz o asseiro ou por algum motivo o fogo passa para as áreas que deveriam ser preservadas, ocorre o incêndio.

O incêndio, então, acontece como descontrole das queimadas. O fogo passa para áreas fora do asseiro.

O ideal então, é usar outro meio de desmatamento de uma área para fins agrícolas, pecuária e habitacional. Por exemplo, usar máquinas como tratores, ou mesmo, trabalho braçal, como uso de foice, machado e serras.

OU seja, há meios para se fazer desmatamento planejado de uma área sem usar fogo que muito perigoso em todos os sentidos. O fato é que o ser humano precisa se conscientizar de seu papel ecológico.

O Homem e Seu Papel Ecológico Perante Deus: Ser Responsável

A ecologia é ramo da biologia que estuda como os seres vivos interagem entre si e o meio ambiente em que vive.

A palavra vem do grego oikos, que significa casa e nesse contexto pode ser habitat + logos, neste caso podemos dizer que é o saber ou o raciocinar.

Daí, envolve o homo sapiens, ou seja, o homem que para a ciência é o ser racional.

No campo da teologia, entretanto, este ser humano foi criado à imagem de Deus, e recebeu, de Deus, responsabilidade administrativa sobre o planeta terra.

Veja alguns textos bíblicos:

Gn 1,26-28: E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

Porém, no capitulo 3 algo aconteceu que fez o homem perder o controle sobre o planeta: O pecado (Gn 3).

Na ocasião, o homem culpou a mulher pela desobediência a Deus. A mulher culpou a serpente que a enganou. Mas deus culpou Adão, disse Ele no verso 17: Maldita é a terra por tua causa.

Ou seja, Deus se importa com o planeta e tudo que há nele e não somente com o ser humano. Deus deu ao ser humano a responsabilidade ecológica.

Um dia Deus vai julgar o homem por exercer bem ou mal o seu papel ecológico sobre a terra, pois, esta foi dada ao homem como uma propriedade divina, concessão de uso junto com responsabilidade administrativa.

Veja outros textos bíblicos:

O salmo 24.1: Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. E como dono da terra, Deus vai cobrar a responsabilidade do homem na má administração dela.

Em Gênesis 8.21-22, Deus sentiu pesar depois do dilúvio por ver a devastação sobre a natureza. Então Deus fez um pacto não somente com os homens, mas com toda a natureza.

“E o Senhor sentiu o suave cheiro, e o Senhor disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz.

Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão”.

Veja ainda:

Gênesis 9.6-16: “E eu, eis que estabeleço a minha aliança convosco e com a vossa descendência depois de vós.

E com toda a alma vivente, que convosco está, de aves, de gado, e de todo o animal da terra convosco; com todos que saíram da arca, até todo o animal da terra.

E eu convosco estabeleço a minha aliança, que não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio, e que não haverá mais dilúvio, para destruir a terra.

E disse Deus: Este é o sinal da aliança que ponho entre mim e vós, e entre toda a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas.

O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra.

E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens.

Então me lembrarei da minha aliança, que está entre mim e vós, e entre toda a alma vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio para destruir toda a carne.

E estará o arco nas nuvens, e eu o verei, para me lembrar da aliança eterna entre Deus e toda a alma vivente de toda a carne, que está sobre a terra”.

Observação: Veja que o chamado “arco-íris” é, na verdade, “arco de Deus”. Não é da deusa Íris.

Onde a Irresponsabilidade Ecológica do Homem O Levará?

Sim, todo ato traz como resultado sua consequência. Os maus tratos com o planeta também não ficam e nem ficarão impunes.

O que traz sofrimento à terra: aos bichos, às florestas e o ser humano, somos nós mesmos, ou seja, nós mesmos estamos destruindo nossa casa, nosso oikos, nosso habitat dado por Deus.

Estudos dizem que a temperatura da terra está aumentando. Pois bem, não vai parar de aumentar porque muitos estão incendiando as florestas por desejos mesquinhos, malignos…

Onde isso nos levará?

A solução é escatológica, ou seja, o julgamento de Deus, o juízo final.

Nesse tempo, os seguidores de Cristo serão transformados a outra realidade totalmente pura, sem pecado, glorificada. Com estes, virá, também, a restauração da natureza. Veja:

Romanos 8.10-22.

“Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.

Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou,

Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.

Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora”.

Responsabilidade Ecológica.

Entretanto, o fato de haver uma prescrição bíblica de como serão as responsabilidades futuras, isso não nos exime de responsabilidade da boa administração da terra agora, no presente. Pelo contrário, se seremos julgados por nossa irresponsabilidade ecológica, devemos administrar a terra com todo zelo, para prestarmos contas a Deus (Veja: Parábolas dos Talentos).

Os que Destroem A Terra Serão Destruídos

Ap 11.18: “E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra”.

Sejamos zelosos da nossa Oikos

ECOLOGIA: Como os seres vivos interagem entre si.

Ecologia (Oikos + logos): Casa ou habitar + saber.

Homo sapiens é o nome dado à espécie dos seres humanos, de acordo com a classificação taxonômica. Esta é uma expressão latina que significa literalmente “homem sábio” ou “homem que sabe”.

Leia Também:

Camisetas Customizadas Sucesso Vital

Benefícios do Mulungu para a Saúde

Por favor, deixe seu comentário.