Tempo de leitura: 2 minutos
O Chamado de Abraão e sua obediência a Deus é uma marca que falta na geração de hoje. Vivemos num tempo semelhante ao do dilúvio, de rebeldia contra Deus. Entretanto, Deus só chama pessoas obedientes para participar de seus projetos no mundo.
Ao sondarmos os personagens desse trecho de Gn 12.5-9, vemos que Deus e Abraão são os personagens principais. Nos capítulos 5.3o-9.29, os personagens eram Deus e Noé e este em obediência foi usado para continuação da história da humanidade. Agora, Abraão será, em obediência, o personagem para introdução do maior empreendimento de toda história, a razão para ainda haver história: A Salvação.
Imagem: Pixabay.
Um resumo dos personagens
Abraão, era um descente de Sem, casado com Sarai, sua meia irmã por parte de pai (20.12).
Abraão e Sarai viviam um vexame. Principalmente ela, por ser estéril. Para os homens, a mulher que não tinha filhos era vergonhoso e amaldiçoada (Gn 21.6,7; 1 Sm 1;2; Lc 1.25). Hoje muitas mulheres agradecem por não ter filhos, até batem na madeira quando alguém lhes falam de tal possibilidade.
Os nomes desse casal sugeria que eles eram pai de numerosos filhos, de um clã. Porém, eles eram um opróbrio aos olhos das pessoas. Quando Sarai chamava: Abraão (pai de multidões)! as pessoas certamente riam muito, dizendo: “Pai de ninguém, um vexame”. Quando Abraão chamava: Sara (princesa de um povo numeroso)! Diziam: mulher amaldiçoada, uma piada.
De fato, Abraão e Sara eram mesmo uma piada, pela idade e pelas condições, uma piada de Deus, que acabou em Isaque, riso. Deus gosta de operar nos fracos (2 Co 12.9).
Abraão levou Ló (Mirra), seu sobrinho, cujo pai, Harã, havia morrido (Gn 11.27-28). Abraão, o primogênito (sempre é mencionado primeiro) assumiu a guarda do filho de seu irmão mais moço. Mais Abraão será isolado de Ló como fora de sua parentela, para ser o homem escolhido de Deus.
Quanto ao Personagem: Deus, aqui é Jeová, portanto, um texto de tradição javista.
Já às “pessoas que lhes acresceram em Harã”, pode ser, provavelmente, escravos, talvez, filhos de Ló ou alguma comitiva que se aventurou seguir o patriarca ainda sem filhos.
Obediência A Deus Leva Ao Destino Certo
Abraão partiu com sua comitiva e chegou a Canaã, terra do filho de Cam, amaldiçoado por ver a nudez de seu pai, Noé (9.20-29). Deus esperava o momento certo para executar juízo sobre eles (Gn 15.21; Nm 14.45). Deus havia prometido que mostraria a Abrão a terra (12.1). Agora Deus diz: Esta é a terra (12.7). Porém, sua conquista é projetada para o futuro, para sua posteridade que ainda não tinha nem sinal de acontecer. Por isso, Abraão edificou “ali um altar ao Senhor”.
Vemos que a fé trabalha com a esperança; há sempre uma espera, uma projeção para o futuro. Quem anda por fé, vê com os olhos da esperança, da alma, da imortalidade, um futuro anunciado pela Palavra do Eteno.