Reading time: less than 1 minute
O Bioma Cerrado descreve-se como uma das savanas de maior biodiversidade do mundo. Sua formação vegetal mista e composta de extrato baixo e contínuo de gramíneas e subarbustos, e poucas árvores e espécies endêmicas é admirável. Sua extensão é de 2.036.448 km2 (22% do território nacional)
O clima da região do cerrado é sazonalmente típico do inverno, seco e frio; e verão, quente e chuvoso.
O solo é rico em alumínio e, por isso, ácido.
Tudo isso faz do cerrado um ambiente perfeito para o fogo, seja ocasional ou causado pelo homem. Há quem diga que isso faz bem à saúde desse Bioma, devido contribuição do fogo com as cinzas ao solo. Eu duvido.
O Sobrevivente Bioma Cerrado: Algumas Características da Vegetação.
A vegetação do cerrado é composta de árvores pequenas, retorcidas e cascas grossas devido ao fogo de que são vítimas constantes.
No verão (dezembro a março), as gramíneas, árvores e arvoretas são verdinhas. No inverno seco e frio, as gramíneas amarelecem e nas árvores, as folhas secam e caem. Logo em seguida brotam espetacularmente, cada espécie por sua vez, de modo que nunca falta um matiz impressionante no cerrado.
As árvores e arvoretas têm caules xilopódio. Isto é, suas raízes e caules se aprofundam para acumular água e nutrientes e/ou buscá-los a uma profundidade que pode chegar a 20 m. Isto garante sua sobrevivência na seca e pós-queimadas. Flores e brotos em meio às cinzas são bastante comuns alguns dias da passagem do fogo. Isto porque seus caules desenvolvidos para baixo do solo são conservados intactos.
Eu e O Cerrado
Eu sou como o cerrado: seco, frio, áspero, árido, triste.
Sou casca-grossa bem acostumado às intempéries da vida.
O fogo das provações só não queimam minhas raízes,
Pois elas estão firmadas junto às Água da vida.
Eu também sei sorrir depois de queimado.
Broto constantemente em esperança.
Floresço sem parar.
Frutifico.
Pr Odivan Velasco