Meio Ambiente | Descontroles Que Ameaçam O Cerrado

Reading time: 5 minutes

Relaciono aqui alguns descontroles que põe o Meio Ambiente do cerrado em risco de extinção, conforme minha onbservação, e notícias da mídia.

Segundo a Deutsche Welle noticiou em 02/08/2019, o desmatamento ilegal continua devastando o cerrado. 95% da devastação no Mato Grosso em 2018, por exemplo, teria ocorrido sem autorização. 

Aponta, ainda, que o Bioma Cerrado “já perdeu metade de sua área original”.

Eu vivo na região do cerrado, onde meu pai já possuiu propriedade rural. Faço caminhadas diárias nas matas de cerrado em redor das cidades. Eu sei que, no ritmo em que se encontra a devastação, não há esperança para esse impressionante Bioma.

Relaciono aqui algumas dos descontroles que tenho visto com tristeza: queimadas, crescimento da agricultura, da pecuária e crescimento populacional são as principais causas de desmatamento. Soma-se a isto, muito lixo, entulho despejados nas matas.

Queimadas Prejudicam O Meio Ambiente do Cerrado.

As queimadas são intensas todos os anos no período da seca, entre junho e setembro. O mato fica seco e de fácil combustão. 

Em, alguns anos o período de estiagem se estende até novembro, para piorar a situação. Soma-se a isto, a temperatura mais elevada este ano (35%) nesta região. 

Meio Ambiente
Cerrado Queimado – Distrito Federal, setembro 2019.

 Algumas Causas de Incêndios 

Acidental. Alguns incêndios no cerrado ocorrem por acidente. Veja como acontece. Um lavrador decide limpar uma área de sua propriedade. Ele decide que o meio mais rápido e econômico é por fogo no mato daquela área. Mesmo tomando cuidado, às vezes o fogo ultrapassa a área da propriedade e avança mata a dentro.

Brincadeira de Menino. Outra ocorrência bem frequente é que meninos gostam de brincar com fogo, e muitos incendeiam o mato por pura diversão. Falo porque já fui menino. Hoje lamento as meninices!

Falta de Consciência. Muitos dos incêndios começam à beira de estradas. Os viajantes fumantes jogam pontas de cigarro à beira da estrada, e ali começa o incêndio de uma grande mata. É fácil perceber quando esta é a causa do incêndio. Falta de conscientização. 

Os Danos da Agricultura No Meio Ambiente do Cerrado

Eu poderia citar vários artigos publicados nos jornais noticiando o poder destruidor da agricultura no cerrado. Mas falarei de minha experiência.

Meu pai tinha uma pequena propriedade rural em Luziânia-GO. Um fazendeiro plantador de soja vindo do sul se alojou na região, e começou a comprar as chácaras vizinhas. Ele cresceu muito com isso. 

Ele pressionou meu pai a vender a propriedade para ele por um preço bem baixo. Meu pai, já velho e doente, teve de vender.  Ele foi o último a ceder.

A produção nessa fazenda nunca para. Sai uma cultura e entra logo outra: soja, milho, tomate, batata, etc.

Nascentes já tiveram seu curso de águas alterados. Ele até foi multado, mas isto não representou muito. 

Continua avançando na compra de terra e na produção agrícola. As matas nativas vão ao chão, pássaros morrem por agrotóxicos, e animais vão desaparecendo. 

Isto eu vivenciei em Luziânia-GO nos últimos 5 anos. Creio que o mesmo, conforme a matéria citada acima, está acontecendo no Mato Grosso, assim como noutras regiões.

Diante disso, que esperança haverá? Enquanto houver mercado para produção de alimentos, haverá lucro para agricultores e prejuízos para o cerrado.

Meio Ambiente
Agricultura e Meio Ambiente

O Impacto da Pecuária no Cerrado.

O mesmo que já dissemos acima sobre a agricultura se aplica à pecuária. Esta também precisa desmatar para formar pastos. Mas esta é menos prejudicial no tangente ao desmatamento porque precisa deixar gramas para o gado. Já agricultura resolve a terra arrancando tudo. 

Porém, estima-se que a pecuária consome 16 mil litros de água (um caminhão pipa) por cada bife que comemos. Isto representa um gasto exorbitante no consumo de água, um recurso esgotável.

Sobre mais impactos da pecuária para o meio ambiente, leia este artigo aqui.

Meio Ambiente
Meio Ambiente e Pecuária

O Impacto do Crescimento Populacional no Meio Ambiente do Cerrado

O crescimento populacional avança com menos velocidade, mas segue destruindo o cerrado não só pelas construções de moradias, mas pela ocupação ilegal e irregular do solo. 

Em muitos casos, a ocupação é ilegal porque não tem um documento que comprove a aquisição da terra por meio legal: compra e venda, doação, por exemplo. 

É irregular quando não tem a documentação legal e nem conta com projeto urbanístico, que considere os impactos no meio ambiente. 

Isto ocorre frequentemente no Distrito Federal. Invasões e grilagem de terras são bem frequentes por aqui.

Falta de Educação e de Governabilidade Prejudica o Meio Ambiente

Soma-se a tudo que já foi dito acima, os lixões crescentes por todo o DF, falta de educação e de consciência do povo, tanto quanto, a falta de autoridade e interesse administrativo do Governo. 

Não vejo como combater a Dengue, a Zika Vírus (ZKV) e a Chikungunya com tanto lixo nas ruas das cidades e nas matas vizinhas a elas.

Isto reflete a falta de consciência e de educação de nosso povo.

Por tudo isso, não há como vislumbrar luz no fim do túnel. Há trevas, destruição. Um cenário caótico.

Por Odivan Velasco.