Guarea guidonia: Uma Joia de árvore

Tempo de leitura: 2 minutos

Guarea guidonia: Uma Joia de árvore, Joia rara, joia preciosa, uma árvore de valor paisagístico e medicinal. Você precisa conhecê-la.

Pra que serve a Guarea guidonia: Uma Joia de árvore

É então uma planta medicinal, usada pela medicina popular para o tratamento de reumatismo, hidropsia e tumores provocados por artrites.

Além disso, tem tem propriedades adstringentes, purgativas, febrífugas, eméticas e anti-inflamatórias.

Advertências

Não use essa planta medicinal sem consultar um profissional de saúde. Mulheres grávidas não podem tomar nenhuma forma medicinal dessa planta.

Dados Botânicos

Nome Científico: Guarea guidonia L. Sleumer (sin. Guarea trichilioides L.),

Família: Meliaceae 

Nomes populares: Carrapeta-verdadeira, marinheiro, canjerana, taúva, Pau-bala, Jatauba-branca, Cabirma, Cedro-macho, Peloteira, Pau-de-sabão, Guré, Jitó, Macuqueiro, Cedrorana, Cedro-branco, Cedrão, Canjerana-miúda, Bilreiro e Camboatã.

Ocorrências

Essa espécie ocorre nos Estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins.

Crescimento

Quanto ao porte, é árvore que pode alcançar 20 m de altura.

É uma espécie de crescimento rápido, e além disso, tem a seu favor a longevidade, pois, segundo se sabe, pode durar mais de 150 anos.

Guarea guidonia: Uma Joia de árvore é endêmica?

É uma espécie nativa do Brasil, mas não é endêmica.

Propriedades químicas

O estudo químico de sementes de um espécime de Guarea guidonia coletadas no distrito de Palmeiras, município de Dois Irmãos do Buriti – MS, levou ao isolamento de sete sesquiterpenos (1-7). As substâncias 6α-etoxieudesm-4(15)-en-1β-ol (1) e (7R*)-5-epi-oposit-4(15)-eno-1β,7-diol (7) são inéditas, enquanto eudesm-4(15)-eno-1β,6α-diol (2) foi obtido em estudos anteriores realizados com cascas G. guidonia. Este é o primeiro registro de isolamento dos sesquiterpenos 5-epi-eudesm-4(15)-eno-1β,6β-diol (3), eudesm-4(15)-eno-1β,5α-diol (4), eudesm-4(15),7-dien-1β-ol (5) e (7R*)-oposit-4(15)-eno-1β,7-diol (6) em Meliaceae.

Mas as virtudes dessa árvore não param por aí. Ela tem uso na carpintaria e marcenaria, na construção civil e mourão de cercas. SCIELO

Além disso, os frutos quando amadurecem se abrem e expõe sementes vermelhas em forma de X, criando um design lindo. Sucesso Vital.