Reading time: 2 minutes
Fotógrafo É Premiado com Foto de Planta do Cerrado Brasileiro. O Prêmio foi com imagem de Sempre-viva na Chapada dos Veadeiros em Junho de 2023.
A premiação foi do Epson Internacional Pano Awards, categoria de fotos panorâmicas, conforme o Correio Brasiliense. Mas, eu vi a reportagem primeiramente na televisão.
Técnica Usada Pelo Fotógrafo É Premiado com Foto de Planta
O fotografa usou um efeito com luzes para fazer a imagem à noite, mas também foi agraciado com uma noite estrelada, e a combinação foi um espetáculo sem igual.
A planta fotografada foi a Sempre-viva, também conhecida como “chuveirinho” que já apesentei em vídeo no mel canal no YouTube. Veja Aqui.
Alguns Nomes Científicos de Chuveirinho
Sobre esta planta, entretanto, é bom saber que os nomes “sempre-vivas” e “chuveirinho” são nomes populares de várias plantas diferentes.
As plantas fotografadas, entretanto, são espécies de nome científico: Actinocephalus polyanthus (Bong.), que além de chuveirinho, são chamadas também de “bem-casado”.
Outras espécies seguem com mesmos nomes e semelhanças tais como:
Comanthera xeranthemoides (Bong.) L.R.Parra & Giul. , conhecidas por “botão-novo”, “jazida”, “jazidinha”, “jazida-pequena”;
Leiothrix flavescens (Bong.) Ruhland, a “sempre-viva-do-cerrado”;
Paepalanthus chiquitensis Herzog,
Syngonanthus caulescens (Poir.) Ruhland e outras.
Você pode conhecer algumas o PDF Pequenas Plantas do Cerrado. Clique Aqui.
Veja as imagens de Chuveirinho antes e depois da destruição.
Além de parecer pousar para a foto e produzir uma imagem linda, esta planta também serve ao artesanato. Ela é uma das que compões os arranjos de flores na artesanato da Catedral de Brasília e da Torre de TV em Brasília.
Veja este vídeo com a planta fotografada. Clique Aqui.
Muito justo e merecido prêmio ao fotografo e excelente iniciativa dos premiadores, pois assim, muitos no mundo inteiro têm oportunidade de conhecer essa maravilha do Cerrado Brasileiro.
Ao ver a entrevista, eu me lembrei de algumas dessas plantas que encontrei no Distrito Federal.
Porém, acho que se quiser ver mais delas terei de ir à Chapada dos Veadeiros, pois as que conheci aqui no Distrito Federal do ano passado para cá foram destruídas. O posseiro soltou seu gado que devorou tudo rapidamente.
Para meu consolo tenho os vídeos do canal e imagens de arquivo.
Leia também: Cerrado À Prova de Fogo