Tempo de leitura: menos de 1 minuto
A Flor Mimosa Fabaceae do Cerrado é Sucesso Vital no coração do Brasil. Veja imagens, vídeo e descrição desta espécie encantadora.
Classificação de Flor Mimosa
Nome Científico: Mimosa regina, Fabaceae;
Hábito: Árvore;
Região: Cerrado, campo rupestre; Estado de Goiás, Distrito Federal. Porém, podem ser encontradas variedades em diversos ambientes, como savanas, florestas e regiões desérticas.
Local da Foto: Ceilândia, Distrito Federal.
Foto: @prodivanvelasco.
Descrição da Flor Mimosa
A mimosa floresce em fevereiro e frutifica entre maio e junho. Agora, em fevereiro, encontra-se florida. Suas flores em forma de pompom variam de rósea a esbranquiçadas. Suas folhas são pilosas e compostas multifolioladas. O porte do arbusto pode chegar a 3m.
Segundo a página do Jardim Botânico de Brasília no Facebook, “Mimosa é um gênero bem distribuído no Cerrado, com 189 espécies, das quais a metade é endêmica do bioma. Mimosa inclui ervas, arbustos e árvores”.
Dessa família, por exemplo, é a Mimosa pudica conhecida como dormideira ou dorme-dorme. Quando criança, eu costumava passar horas brincando com esse tipo bastante comum no Rio de Janeiro. A gente encosta o dedo nela e seus foliolados se fecham.
Mas as espécies encontradas no cerrado são bem diferentes de todos que eu já tinha visto. Fiquei encantado com esses tipos do cerrado.
Tem sido minha alegria nas horas vagas caminhar no cerrado filmando e fotografando essas espécies encantadoras. Nunca faço uma caminhada sem encontrar imagens de flores, frutos e animais interessantes.
Assista ao Vídeo Sobre a Flor Mimosa no Youtube.
Outras Fontes:
1 – Fontes: Guia de Planta do Cerrado Utilizado na Chapada dos Veadeiros – Coordenação Suelma R. Silva – WWF 2001
2 – Guia de Campo.
Consulte também minha página no facebook:
Twiter: https://twitter.com/prodivanvelasco
Instagram: https://www.instagram.com/odivanvelasco/
Blog: https://linkbiblia.com.br/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UClN2_atKhYtAsCV_8W-DAWQ?view_as=subscriber