Tempo de leitura: menos de 1 minuto
“E da próxima vez que eu flor a Brasília, trago uma flor do cerrado pra você”, diz a música de Gal Costa. Flores Do Cerrado de Distrito Federal é uma das muitas alegrias que encontrei: uma flora abundante e maravilhosa. Compartilho com minhas melhores imagens, pois imagens ruins não faltam nos noticiários brasileiros.
Classificação Dessa Flor do Cerrado de Brasília.
Conforme Guia de Campo, a Pterandra pyroidea, Malpighiaceae é de Hábito Subarbusto. Seu Habitat Borda de Mata de Galeria, Cerrado (stricto sensu), Vereda, Campo Sujo. Esta planta distribui-se pelos Estados de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e São Paulo.
O Local destas imagens é Ceilândia-DF. Imagens: @prodivanvelasco.
Família das Malpighiaceae
A família das Malpighiaceae, conforme Flora do Brasil inclui 45 gêneros e aproximadamente 574 espécies, sendo 349 endêmicas. A esta família, por exemplo, pertence uma frutinha muito conhecida, rica em vitamina C, que é a acerola ou a Malpighia glabra.
Período, Ocorrência e Florescimento Dessa Flor Do Cerrado de Brasília.
Na região visitada há abundância de Pterandra Pyroidea. Mas, ela aparece com menos incidência em muitas outras áreas de cerrado noutros Estados. O povo brasiliense é privilegiado, apesar de muitos nem se darem conta dessa beleza.
Seu período de florescimento é setembro e outubro. O colorido do cerrado nessa ocasião fica abundante de flores róseas realçadas pela luz plena do sol. Um bálsamo para a alma cansada de arranha-céus e asfalto.
O ano passado (2018) foi muito atipico. Tivemos poucos frutos e flores, talvez por causa da seca no ano antecedente. A temporada deste ano promete, pois as chuvas tem sido abundantes.
Veja outras imagens, de outras espécies da mesma região, com magníficas Flores Do Cerrado de Brasília.