Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Flor do campo é comum no Bioma Cerrado. Difícil é decidir qual é a mais bonita. Mais esta além de linda, sua árvore é toda medicinal. Veja as indicações.
Flor do Campo no Cerrado
Flor do campo é comum no Bioma Cerrado. Difícil é decidir qual é a mais bonita. Mais a flor de Lafoensia pacari é uma das mais lindas com certeza.
Além disso, esta árvore é medicinal toda medicinal: flores, folhas, cascas e raízes. Neste artigo vou compartilhar uma receita que estou usando para complicações no estômago.
Antes porém, veja as informações botânicas.
Informações Botânicas
Nome científico: Lafoensia pacari
Família: lythraceae
Ainda mais, entre os nomes populares estão: amarelinho, Copinho, dedal, dedal-amarelo, Dedal-do-campo, dedaleiro, louro-da-serra, mangaba-brava, pacari e outros.
Assim como muitos outras espécies do Cerrado, a Lafoensia pacari é uma árvore semicaducifólia. Iisto é, ela perde parcialmente as folhas no período seco, que no distrito federal dura de maio a setembro ou outubro.
Entretanto o período de floração e frutificação, em outras regiões ocorrem entre outubro e dezembro. Aqui no Distrito Federal começa a florescer em julho.
Por outro lado, a cobiça pela madeira de Lafoensia pacari a põe em risco de extinção. Para evitar isso, só através da conscientização das populações de Cerrado. Além disso, podemos indicar esta árvore para reflorestamento e paisagismo.
Paisagismo
Assim sendo, Pacari pode ser preservado através do paisagismo. Suas flores são lindas e admiráreis. A árvore é de médio porte. Aqui no DF atinge cerca de 6 ou 7 metros.
Assim, está planta serve e tem indicação como para reflorestamento e recomposição de áreas degradadas.
Uso Medicinal
De acordo com manuais de plantas medicinais, o uso medicinal desta planta conta com estudos que comprovaram presença de substâncias químicas, tais como, taninos, quinonas e alcaloides, triterpenos, esteroides e flavonoides.
Embora a planta tenha uso medicinal, tal uso deve ser com orientação médica ou de um fitoterapeuta.
Eis o porquê, o uso medicinal pela medicina popular deve ser cauteloso, pois Lafoensia pacari é adstringente e tóxico, se usado inadequadamente.
Para que serve e como usar
Entretanto, o uso vem ajudando a muitas pessoas. Um amigo me contou que esta planta foi a única solução que ele encontrou para curar-se de uma forte gastrite.
Igualmente, as indicações desta planta são para atividades antibacterianas, antifúngicas, antivirais, antidepressivas, anti-inflamatória, antioxidante e outras.
Como cicatrizante
Como usar? Então, use a Casca ou as folhas que, além de servir para fazer o chá para estomago, também é sudorífera. Os frutos servem ao tratamento da pneumonia.
Entretanto, há muitas formas e preparados com Lafoensia pacari. Eu estou usando com uma receita que me ensinaram para controlar uma insistente gastrite duodenal. Veja a seguir.
Chá por decocção
Então vamos lá.
- Coloque uma porção de cascas ou raízes em um litro de água.
- Ferva por 10 minutos
- Desligue o fogo e deixe descansar por 15 minutos.
- Coe
- Tomar no máximo 2 xícaras ao dia, nunca em jejum.
- Tomar todos os dias por 15 dias. Pare por 15 dias. Se achar necessário, volte a usar por mais 15 dias. Nunca use por muito tempo.
Além disso, vale a advertência: SÓ USE COM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL.
Para mais informações, indico um PDF sobre esta e outras plantas medicinais. Clique Aqui.