Tempo de leitura: 4 minutos
A família Botânica Melastomataceae, segundo estudos, apresenta resultados ricos em flavonoides, taninos, triterpenos, cumarinas, benzoquinonas.
O que isto significa em termo de tratamento medicinal? Veja um breve resumo dessas substâncias e, por final, quatro mostras dessa família.
Substâncias Encontradas nessa Família Botânica
Flavonoides. Estes apresentam ações contra os radicais livres. Eles são, também, queladores, que agem eliminando metais pesados por meio da urina e das fezes.
Tanino é substância química encontrada no grupo de fenol vegetal em sementes, cascas e caules de frutos verdes. É responsável pelo sabor amargo, que funciona como mecanismo de defesa das plantas e frutos, de animais herbívoros.
A ação deste para saúde é no reforço das paredes arteriais, prevenindo contra entupimento das veias. Reduz, também, o colesterol ruim e retarda o envelhecimento celular pela ação antioxidante.
Triterpenos também chamados de isoprenóides são compostos químicos que “interagem numa diversificada classe de substâncias naturais, ou metabólicos secundários de origem vegetal”.
Este, segundo estudos teria poder no controle da diabetes dentre outras doenças. Veja aqui.
Cumarinas: “São metabólitos secundários encontrados em diversas plantas e utilizados como aromatizantes e em cosméticos, por exemplo”.
Benzoquinonas: São formações biogenéticas “através do metabolismo oxidativo de compostos endógenos como catecolaminas, estrógenos e xenobióticos”.
Estudos revelaram potencial maléfico, mas também, toxicológica e farmacêuticamente benéficos em processos bioquímicos vitais. (Veja Referencias no final do post).
Uso da Família Botânica Melastomataceae na Medicina Popular
As espécies de Miconia são pertencentes à Família Melastomataceae. “É um gênero de aproximadamente 1000 espécies, que ocorre na América tropical”. No Brasil, distribui-se por quase todos os Estados.
Estudos e Experiências de Uso Medicinal
Várias dessas espécies já foram alvos de estudos. Mas nenhum chegou ao ponto de afirmar a eficácia medicinal das Miconias.
Eficácia, entretanto, comprovada por usuários de medicina popular, como eu, por exemplo.
Recomendo cuidado, como de praxe. O que faz bem para mim, não quer dizer que vá fazer bem para você.
Entretanto, no meu caso específico, optei por ervas-medicinais, dentre elas, canela-de-velho ou Miconia Albicans. Veja o porquê.
As diversas drogas indicadas para meus males (dor de coluna) são Ibuprofeno, diclofenaco de sódio e outras do mesmo gênero.
Razão de minha mudança para ervas-medicinais: melhor resultado, com menor custo.
Quanto aos supostos impactos negativos na minha saúde, duvido que sejam piores que os causados pelas drogas da indústria farmacêutica receitada pelos médicos.
Mas repito, este é o meu caso, pode não se adaptar a você.
Segundo relato de estudo realizado, “extratos brutos de Miconia Albicans apresentaram efeito analgésico, e este efeito estaria, relacionado à presença de Triterpenos”, uma das substâncias mencionada acima, e encontradas nas espécies de Miconias.
Os efeitos se estenderiam, ainda, como anti-inflamatórios, antimutagênicos, antimicrobianos, e leishmanicida, antitumoral e antioxidante.
Quatro Tipos da Família Botânica Melastomataceae
Mas, certamente é importante distinguir os tipos de Miconia. As quantidades de propriedades sejam benéficas ou maléficas deve ter dosagem alterada de um tipo para outro e não significa que todas tenham o mesmo princípio ativo.
De minhas imagens, compartilho quatro tipos diferentes: Miconia Albicans (canela-de-velho), Miconias fallax, Miconia ferruginata e Miconia burchellii.
Veja as quatro:
1 – Miconia burchellii.
Família: Melastomataceae
Nome Popular: Pixirica;
Hábito: Árvore;
Ocorrência: Borda de Mata de Galeria, Mata Seca, cerradão, Cerrado.
2 – Miconia Albicans,
Família: Melastomataceae;
Nome Popular: Folha branca, Quaresmeira-de-folha-branca, Canela-de-velho.
Hábito: Arvoreta;
Ocorrência: Mata de Galeria, Cerradão, Cerrado, Vereda, Campo Sujo (com murundus), Savanas amazônicas, Carrasco.
3 – Miconia ferruginata,
Família: Melastomataceae
Nome Popular: Pixirica;
Hábito: Árvore;
Ocorrência: Cerradão, Cerrado (stricto sensu), Campo Sujo, Campo Rupestre.
4 – Miconia fallax,
Família: Melastomataceae
Hábito: Arvoreta;
Ocorrência: Cerradão, Cerrado (stricto sensu), Vereda, Campo Sujo (Úmido),
Campo Limpo, Campo com Murundus, Campo Rupestre, Brejo;
Veja A Diferença de Canela-de-velho Nessa Família Botânica
Fontes de Pesquisa:
1 – III SIMPÓSIO DE PESQUISA EM CIÊNCIAS MÉDICAS.
2 – Quinonas – Química Nova
4 – Guia de Campo.
6 – João Medeiros