Tempo de leitura: 3 minutos
Descoberta Nova Espécie de Planta do Cerrado. A notícia diz respeito a “Nova Espécie de Erythroxylum” – mas uma possível esperança contra o câncer.
Autores da Descoberta Nova Espécie de Planta do Cerrado.
Quem descobriu a nova espécie foi um grupo de pesquisa na “Legado Verdes do Cerrado”, uma reserva particular sustentável, em parceria com o Governo de Goiás.
O pesquisador (UFG) ficou extasiado com a descoberta. A equipe batizou-a de Erythroxylum Niquelandense em homenagem a Niquelândia, município da descoberta e onde está a sede da Reserva.
O Erythroxylum niquelandense, segundo o pesquisador, apresenta “número elevado de inflorescências (10 a 15 flores) e frutos, estes redondos e avermelhados.”
A nova espécie ainda não passou por estudos para sondagem de propriedades medicinais. Mas há expectativa de que ela se junte a outros tipos de Erythroxyluns com propriedades já comprovadas.
As fontes de pesquisa desta espécie divergem quanto ao número. Segundo o Wikpédia Erythroxylum é um gênero com 187 espécies registradas. No Brasil, encontram-se 116 dessas espécies.
Entretanto, a pesquisa da nova descoberta fala em 130 espécies só no Cerrado brasileiro, das 250 no mundo.
O nome popular das espécies de Erythroxylum é pimentinha-do-mato. Mas o nome acho que se deve à aparência em forma de pimenta, e não ao sabor (o fruto não é comestível). Já experimentei. Não tem gosto de pimenta.
Erythroxylum niquelandense tem porte subarbustivo, medindo algo entre 70 centímetros e 1,20 metro.
Esta nova espécie vem somar-se a outras do gênero que são objeto de estudos em busca de princípios ativos para uso terapêutico. Professor participante da pesquisa em Niquelândia lembrou que o gênero costuma produzir “substâncias com potencial terapêutico”. De fato, há muitos estudos com diversas espécies de Erythroxylum com bons resultados.Veja os links no final do post.
Estudos sobre este vegetal não faltam. O interesse aumenta porque uma planta famosa pela sua ação psicotrópica faz parte deste gênero. Trata-se do Erythroxylum coca e Erytrhoxylum novogranatense ou “plantas da coca”.
Descoberta Nova Espécie de Planta e Minhas Descobertas
Em minhas caminhadas no que restou do Bioma Cerrado arredores de Brasília, tenho encontrado várias espécies de Erythroxyluns, tais como, Erytrhoxylum suberosum, conhecido popularmente como “galinha-choca, mercúrio-do-campo, sessenta-e-dois, azougue-do-campo, cabelo-de-negro.”
Veja as Imagens E. Suberosum Clicando Aqui
Encontrei também o Erythroxylum tortuosum e o campestre, identificados com a ajuda de Guia de Campo 500 Espécies do Cerrado e páginas do flickr, principalmente.
Erythroxylum Tortuosum. Veja mais aqui.
Três coisas me chamam atenção nestas espécies:
Erytroxylum Campestre. Confira Aqui.
1 – A abundante floração. Nunca tinha visto tantas inflorescências numa única planta. Um verdadeiro espetáculo.
2 – Abundantes frutos. Após abundante floração, claro, vem uma frutificação enorme. Frutos normalmente vermelhinhos.
3 – Abundantes polinizadores. Nunca tinha visto uma planta atrair tantos polinizadores diversos: mariposas, borboletas, besouros, vespas, marimbondos, abelhas… Fico encantado e curioso com tudo isso.
Estou feliz e esperançoso com a descoberta da espécie Niquelandense. Desejo sucesso aos pesquisadores. Ficarei atento a novas informações sobre a descoberta.