Dente de Leão e Seus Benefícios Medicinais

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Essa planta encantadora chamada Dente de leão é da mesma Família da Serralha (Asteraceae) e é também comestível além de seu valor medicinal.

Nome científico: Taraxacum officinale;

Família: Asteraceae;

Gênero: Taraxacum;

Nomes Populares: Dente-de-leão, Taraxaco, Taráxaco, Pára-quedas, Amor-de-homem, Amor-dos-homens, Chicória-louca, Chicória-silvestre, Radite-bravo, Relógio-dos-estudantes, Coroa-de-monge, Soprão, Dente-de-leão-dos-jardins, Frango, Leutodonte, Amargosa, Alface-de-cão, Alface-de-côco, Esperança, Salada-de-toupeira, Quartilho;

Luminosidade: Sol Pleno;

Ciclo de Vida: Perene.

Características de Dente de Leão.

O dente-de-leão é uma erva daninha de grande beleza e valor medicinal encontrada em abundância no cerrado do Distrito Federal. As imagens foram feitas em Ceilândia.

Suas folhas são fonte de vitaminas A, B e C, sendo também ricas em ferro e potássio. Ela pode ser consumida crua em saladas e sucos verdes, ou mesmo cozidas e refogadas, como sua parenta serralha.

Lembro-me de quando criança comia a serralha refogada. Quando me deparei com o dente de leão até pensei que se tratasse da mesma planta, mas logo percebi algumas diferenças. Tem sabor amargo igual à chicória.

Suas flores quando amadurecem seus estigmas se transformam em forma de pompom, que sopradas pelo vento se dispersam. Quando criança, eu gosta de soprá-las, e vê-las voar.  

Novidade para mim foi saber que a flor da planta serve na fabricação de geleia, xarope e vinho.

Uso Medicinal de Dente de Leão

Dente de Leão é um excelente diurético, purificador do sangue, laxativo e estimulante do apetite. A planta atua também nos problemas de fígado, vesícula biliar, reumatismo, cistite, hidropsia.

Como usar

Usa-se as raízes, folhas por infusão, decocto, tintura, extrato fluido, alcoolatura ou salada.

Usar 2 a 8 gramas da raiz seca, tomar 3 vezes ao dia antes das refeições. Folha seca, de 4 a 10 gramas. Já o extrato alcóolico 1:1 em álcool a 25%, 4 a 8 ml de 1 ou 2 colheres de chá três vezes ao dia. Decocto, usar 2 a 3 colheres de chá em 200ml de água, ferver de 10 a 15 minutos e tomar de 2 a 3 vezes ao dia (fonte: Tratado dos Plantas Medicinais).

Mais imagens no Youtube

Outras Fontes:

Wikpedia

Jardineiro fiel