Tempo de leitura: menos de 1 minuto
A partir do chamado de Deus e obediência de Abraão, Ele e Sara formaram um Casamento Blindado pela Proteção de Deus – e se tornaram Os intocáveis (Gn 12.10-20). Imagem: Pixabay
Uma fome os empurrou para o Egito e esta não seria a única vez (Gn 42). Este episódio ensina que tribulações vêm na vida dos melhores servos de Deus. Porém, com Deus há livramento e vitória.
Sarai era uma mulher linda (11,14). Abrão temia que o matassem para ficar som sua esposa. Por isso pediu para ela dizer que era sua irmã. De fato, ela era sua irmã por parte de pai. Este artifício não foi usado uma vez, mas duas (Gn 20). O casamento foi guardado nas duas vezes pela intervenção de Deus. Este era um casamento blindado pela proteção de Deus. Neste último episódio Sarai já era bem idosa, mas parece não ter perdido o encanto.
Uma nota importante sobre o casamento de Abrão com Sarai, sua irmã. Já mencionamos que isso era permitido antes da Lei de Moisés. Aliás, provavelmente foi assim que Caim conseguiu uma esposa, dentre suas irmãs (Gn 4.17).
A princípio, isto foi permitido para expansão da raça humana (Gn 1.28) e parece ter se tornado comum. Uma Lei viria regular os princípios do casamento distanciando as relações conjugais dos familiares mais próximos (Lv 18).
Casamento Blindado É Fortalecido nas Adversidades
Deus abençoou o casal e o Casamento Blindado de Abrão e Sarai, ao invés de ser enfraquecido pela cobiça do rei do Egito, foi fortalecido. Eles saíram do Egito levando muitos bens, e esta também não foi a única vez (Gn 12.16,20; 12.36). Quando o casamento anda sob proteção de Deus vence as aflições preservando a união.
Deus Faz O Casamento Blindado Ser Respeitado
Nota-se que, mesmo antes da Lei de Moisés, já havia temor não só dos hebreus, mas também doutros povos quanto a respeitar o casamento. Faraó identificou logo que as pragas eram punição de Deus (Gn 12.17,18). O mesmo aconteceu com Abimeleque, rei de gerar (Gn 20). Isto também seria regulado pelo décimo mandamento (Ex 20.17).
Nota-se, também, que dentre os faraós alguns perceberam logo a ação de Deus, enquanto outros permaneceram endurecidos (Gn 41; Ex 5.2).
Deus guarda as alianças e punirá a quebra delas (Ml 2.10-16). Foi por causa de sua aliança com Abrão que o casamento deste foi blindado. Casamento Blindado só é possível debaixo da proteção de Deus, o guarda das alianças. A posteridade de Abraão seria guardada por causa da aliança de Deus com o patriarca.