Botão de Ouro Flor do Cerrado

Tempo de leitura: 2 minutos

Botão de Ouro Flor do Cerrado ou Jupiede, ou ainda, Xyris-leque é a planta que apresento hoje. Vem comigo que eu mostro o Cerrado para você.

Botão de Ouro Flor do Cerrado Dados Botânicos

Há uma boa variedade do gênero Xyris. Em minha pesquisa online encontrei 10 espécies. São eles:

Xyris asperula Mart., X. brevifolia Michx., X ciliata Thunb., X. jupicai Rich., X. macrocephala Vahl, X. savanensis Miq., X schizachne Mart., X. tortula Mart., X. uninervis Malme e Xyris difformis.

Conheça a coleção de estampas Sucesso Vital. Clique Aqui.

Esta planta é uma Erva perene, mas as folhas podem perder a cor natural se faltar umidade do solo.

Esta floração é no outono de 2024, aqui no Distrito Federal. Mas, segundo fontes, floresce, também, na primavera e no verão. Eu ainda não havia percebido a presença dela até este outono/2024.

Apresenta flor amarela e, por isso, recebeu o nome de botão-de-ouro e é uma das muitas plantas que recebem também o nome de sempre-vivas.

Mas há outros nomes populares, tais como: macaca, erva empigem, cujos motivos desses nomes explico adiante.

A polinização é por besouros, vespas e moscas.

Se Preferir, Pode Assistir no Youtube. Clique Aqui.

Forma de Cultivo de Botão de Ouro Flor do Cerrado

A proliferação é por sementes, mas também por brotação.

Cultivadores orientam quanto à irrigação. Está deve ser com água filtrada diretamente na terra. Não molhe as folhas e flores.

Controle a quantidade de água para não molhar demais e nem de menos. Se observar que a terra está bem úmida, não precisa regar.

Plantas Pequenas do Cerrado descreve 9 das 10 espécies citadas aqui. Então, caso queira conferir clique aqui.

Eu a encontrei Botão de ouro num terreno úmido.

De fato, a descrição botânica diz que ela “ocorre em fisionomias campestres, em terrenos sazonal a permanentemente úmidos ou alagadiços”. Isto se aplica a todas as espécies mencionadas acima.

Uso de Botão de Ouro

Mais surpreendente é o uso medicinal. Sim, Xyris tem valor medicinal. Na medicina popular ela é usada para tratar acne, eczema, impetigem, urticária, micoses e outras doenças de pele.

Devido o seu uso como planta medicinal na dermatologia, ela recebeu o nome, também, de Erva de Empigem e de macaca, especialmente a espécie a X. laxifolia Mart (X. Macrocephala Vahl).

Qual parte da planta se usa? Então, segundo informações, usa-se a planta toda macerada ou fervida com óleo e misturada com favas de Comandá-nassú, uma planta conhecida popularmente como: acapu-do-igapó, manaiara, comandá-açu, cumandá, capoerana e acapurana-vermelha. O nome científico é Campsiandra laurifolia Benth.

Um artigo que li, indica também o suco fresco empregado topicamente sobre partes afetadas para cura da lepra e diversas infecções de pele.

Além disso, Xyris tem uso como no artesanato com plantas secas em arranjos florais.

No Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, tem uma espécie endêmica do Cento Oeste, a Xyris paradisíaca Wand muito procurada por artesãos.

Referências:

SCIELO

UFMG

PEQUENAS PLANTAS DO CERRADO