Bicho Inseto Que Faz Mal À Fruta

Tempo de leitura: 2 minutos

Bicho Inseto Que Faz Mal À Fruta graviola pois reduz a boa produção das gravioleiras. Um inseto bonitinho que traz prejuízo a essas fruticultura.

Em uma caminhada no Cerrado encontrei essa borboletinha em preto e branco. Um inseto lindo, apesar de lembrar o time do Botafogo. Eu preferiria vermelho e preto do Flamengo.

Que Bicho É Esse?

Besteiras à parte, vamos ao que interessa. Que bicho é esse?

Pois bem, essa borboleta é a Cigarrinha-viuvinha ou soldadinhos (pode haver inconsistência nas informações, pois a identificação foi feita online de forma amadora).

O nome científico é Membracis lunata. Esta espécie possui rabiscos desenhados em listas brancas sobre as asas de cor predominantemente preta.

Por que Esse Bicho Inseto Que Faz Mal À Fruta?

Pois bem, eles depositam seus ovos alongados nas partes tenras das plantas, como, por exemplo os ápices dos galhos verdes.

Colocados os ovos, os machos os envolve em uma mucilagem branca e pegajosa. Desta forma eles os protegem.

Qual o problema?

Ocorre que isto gruda esses ovos sobre a gravioleira. Ali se reproduzem, crescem e formam populações tipo colônia.

Os Associados

Essa espécie é protegida pelas formigas de fogo Solenopsis saevissima, que se alimentam das fezes da viuvinha. Essas fezes são ricas em proteínas e açucares.

Por isso, as formigas as protegem contra aranhas e outros predadores.

Resultados

Essas colônias de insetos nas glavioleiras, danificam-nas e as empobrecem, pois, as fezes das viuvinhas são tão abundantes que as formigas não conseguem consumi-las totalmente.

Isso acaba formando camadas de fungos fumaginas (Capnodium sp.) nas folhas, e então, reduz a produção dos frutos nas plantas.

Conforme experiência no campo, essa espécie introduz seu aparelho bucal para sugar a seiva da gravioleira, injetando saliva tóxica que danificam os tecidos das plantas.

Forma de Combate desse Bicho Inseto Que Faz Mal À Fruta

O combate deve ser feito quando observado populações grandes e sem a presença de inimigos naturais, como aranhas. Isto é preferível, pois é forma de combate natural.

Não havendo outra forma, recomenda-se o combate por inseticida, mas, note bem isso: conforme recomendação do Ministério da Agricultura e do Abastecimento.

Referências:

EMBRAPA

INSETOLOGIA

Leia também: Borboleta Phocides Polybius Phanias