Benefícios da Árvore Simarouba Amara

Tempo de leitura: 7 minutos

Benefícios da Árvore Simarouba Amara. Saiba agora quais os grupos de benefícios incríveis que ela nos oferece. Um verdadeiro presente da natureza!

Os benefícios da Cimarouba amara são:

  • Matéria-prima para madeira de uso industrial como na marcenaria em fabricação de moveis, fornece celulose para fabrica de papel.
  • Além disso, a árvore oferece benefícios para o meio ambiente, pois é recomendada para reflorestamento, arborização e para recomposição de áreas degradadas.
  • Além de tudo isso, é planta medicinal, e você vai conhecer os benefícios da marupá para a saúde.

Árvore Simarouba Amara Dados Botânicos

Esta árvore é do Gênero Simarouba, da Espécie Simaouba amara Auble.

Portanto, o nome Científico é Simarouba Amara, da Família Simaroubaceae.

O nome popular mais conhecido é: Marupá.

A Simarouba amara pertence à Divisão dos Angiospermas. Caso você não se lembre, os Angiospermas são plantas que se reproduzem a partir de flores que possuem órgãos reprodutores complexos e atrativos para aos polinizadores. Esses órgãos são responsáveis pela produção de gametas e pela polinização.

Outra característica dos Angiospermas é que eles produzem frutos que envolve e protege a semente, além disso favorecem na dispersão da espécie.

Essas Espécies tem um grande valor Ecológico, pois são essenciais para a manutenção da vida na Terra, por causa da produção de oxigênio e eliminação de gás carbônico. Assim, elas ajudam a regular o clima e também servem de habitat e alimento para diversos animais.

Por isso, a Simarouba ou Marupá pertence ao Clado Eurosídeas II, que falando resumidamente, representa um diversificado grupo de plantas com flores.

Além de Marupá, a Simarouba amara tem outros nomes populares que variam de acordo com a região ou país.

No Brasil os nomes populares são: Marapá-preto, praíba, jangadeiro, tamanqueira, marapá, pau-paraíba, caraíba, craíba, paraíba-da-serra, caixeta, marapaúba e outros.

Arvore é perene e alcança cerca de 25 m de altura, e 80 cm DAP (Diâmetro a Atura do Peito; 1,30 m do solo) em idade adulta.

Tronco reto e cilíndrico, liso e de colocação parda-acinzentada-clara externamente.

As folhas são compostas, imparipinadas, com 3 a 6 pares, contendo de 7 a 21 folíolos com peciólulos de 3 a 5 mm.

As inflorescências ocorrem em panículas terminais eretas, densifloras, bem ramificadas, medindo de 20 a 30 cm de comprimento.

As flores femininas apresentam de 5 a 6 sépalas e as flores masculinas são pentâmeras.

O fruto é carnoso com uma única semente protegida por um caroço duro (drupa) globoso, originado a partir de uma única peça floral (carpelo), com sulcos nas superfícies superiores e inferiores. Os mesmos podem medir até 1 cm de comprimento, e 4 a 7 mm de largura.

A semente é elíptica, medindo de 5 a 8 mm de comprimento.

Floresce entre os meses de agosto e setembro, frutos maduros em novembro no Distrito Federal.

Os frutos não são comestíveis por humanos.

Benefícios da Árvore Simarouba Amara – Ocorrência

Ocorre na altitude de 20 m a 1200 metros (Brasília está a 1.172 m do nível do mar). Encontra-se na América Central e do Sul.

No Brasil ocorre nos Estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal,

Mato Grosso, Espírito Santo, Minas Gerais, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima e Sergipe.

Aqui no Distrito Federal tenho encontrado frequentemente em Mata de Galeria, mas documentação dessa espécie aponta para ocorrência em Savana ou Cerrado stricto sensu, Cerradão, Floresta ombrófita Aberta (A floresta ombrófila é um tipo de floresta que se desenvolve em regiões com altas taxas de precipitação e umidade ao longo do ano. O nome “ombrófila” tem origem grega e significa “amante da chuva”, o que já nos dá uma boa ideia das características desse tipo de floresta) e Campo Rupestre.

Precipitação pluvial média anual de 760 a 4000 mm.

Temperatura média anual de 20,5 0C a 26,7 0C. Não tolera baixas temperaturas.

Então, estamos diante de uma Árvore bastante promissora em vários aspectos.

Veja os três grupos de benefícios que ela nos proporciona:

Benefício. Ela é fonte de matéria-prima para múltiplos usos. Quais são esses usos?

Madeira de boa qualidade e de fácil manuseio, que proporciona excelente uso industrial na marcenaria em fabricação de móveis, acabamento na construção civil, como rodapé, por exemplo, serve na fabricação de caixas e caixotes, palito de fósforos, etc.

2º Benefício. Simarouba serve, também, na fabricação de papel, papelão e celulose, muito importantes para embalagens e acondicionamentos de uma infinidade de produtos que usamos no nosso dia a dia.

3º Benefício. As sementes produzem óleos que servem à indústria de fabricação de lubrificantes, tintas e produtos farmacêuticos.

4º Benefício. Esta árvore oferece benefícios ecológicos e para o meio ambiente. Ela é recomendada para arborização, reflorestamento e para recomposição de áreas degradadas.

Motivos para sua indicação ecológica

Produz copa densa e perene, o que ajuda na preservação do solo contra erosão, produz boa sombra, abrigo para insetos e aves. Também ela cresce bem mesmo em solo degradado.

Sistema de Dispersão da Benefícios da Árvore Simarouba Amara

Simarouba possui dispersão de sementes autocórica, que é um mecanismo natural magnífico em que ela espalha suas próprias sementes.

Há plantas com outras formas de dispersão, como a anemocoria (pelo vento) ou a zoocoria (por animais).

A dispersão autocoria ocorre quando a própria planta ativa um mecanismo para lançar suas sementes a uma certa distância, como exemplo: Semente de mamona (Ricinus communis). Quem tem mamona em sua propriedade certamente já ouviu aquele estalo e o barulho da semente voando longe.

Inclui também a dispersão do tipo barocórica, em que as plantas se beneficiam da gravidade. Ou seja, as sementes dessas plantas simplesmente caem da planta-mãe, impulsionadas pelo próprio peso.

Simarouba também pode utilizar a dispersão zoocórica, que é dispersão por animais, seja por ingestão dos frutos e liberação das sementes nas fezes (Endozoocoria).

Outra forma, também, porque as sementes grudam nos pelos dos animais quando eles passam por elas e são transportadas e liberadas em outros locais (Epizoocoria).

A dispersão zoocórica oferece melhor resposta ecológica. Por que?

  • Aumento da área de dispersão através do transporte das sementes a outras localidades mais distantes da planta-mãe. Isso proporciona aumento da área colonizada.
  • Proteção e beneficiamento das sementes que, ao passarem pelo trato digestivo dos animais podem ter suas cascas removidas, além de passarem por certo grau de aquecimento auxiliando assim, na germinação.
  • As vezes temos de fazer isso com algumas sementes do cerrado, aquecê-las e escarificá-las para melhor germinação.

5º Benefício. Além de tudo já dito acima, Simarouba amara é planta medicinal, e você vai conhecer agora os benefícios da Marupá para a saúde.

Simarouba ou Marupá tem amplo uso contra disenteria, malária, hemorragias, verminoses, picadas de cobra, problemas estomacais, má digestão e febre.

Segundo artigos que visitei, está já foi uma das plantas mais utilizadas no Brasil e em outros países como planta medicinal.

Estudos encontraram nela propriedades potentes para desenvolver medicamentos anticancerígenos.

Assista este conteúdo em vídeo no Youtube

Advertências

Mas, preste atenção na advertência: Simarouba é proibida para mulheres grávidas e lactentes, além disso, o excesso também pode fazer mal. As plantas, quaisquer que sejam, só devem ser usadas sob orientação de pessoas capacitas e habilitadas em uso de plantas medicinais.

Complementanto, além tudo já mencionado, a madeira apresenta insetífuga (afugenta inseto) talvez por seu sabor muito amargo.

A casca e as raízes apresentaram em estudos quassinóides (alcaloide) semelhantes ao quinino.

Cimarouba: Versátil e de multiplo uso.

Referências:

Por favor, deixe seu comentário.