Tempo de leitura: 2 minutos
Duas Lindas Árvores do Cerrado: A Heteropterys byrsonimifolia ( MALPIGHIACEAE) e Aspidosperma macrocarpon (APOCYNACEAE) com valor ornamental.
1ª Das Duas Árvores – Heteropterys byrsonimifolia.
Heteropterys byrsonimifolia, da Família MALPIGHIACEAE, é uma árvore que, igual a muitas outras do cerrado, perde suas folhas no inverno. Por isso, é chamada de caducifólia.
Está árvore pode atingir 6 metros de altura, sendo seu diâmetro (DPA) de 17 centímetros.
Ela possui ramos amarronzados ou pardo-acinzentados. Suas folhas são simples, opostas e os pecíolos medem entre 3 e 8mm de comprimento.
É uma árvore endêmica do cerrado brasileiro. Ocorre no Centro-Oeste e nos estados do Tocantins, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Paraná.
Heteropterys byrsonimifolia atrai abelhas e, só por isso, a meu ver, justifica sua sobrevivência.
Mas, esta, assim como muitas outras espécies do cerrado, tem valor ornamental. Sua beleza é outro fator que contribui para sua preservação.
Heteropterys byrsonimifolia mereceria enfeitar nossos parques e jardins públicos e privados. Este seria um jeito de preservarmos esta e outras espécies desse sofrido Bioma que vai desaparecendo para dar lugar à lavoura e a condomínios habitacionais.
2ª Das Duas Árvores – Aspidosperma macrocarpon.
A Peroba-do-cerrado é árvore cujo tronco apresenta diâmetro em torno de 20 cm, com cerca 12 metros de altura.
Esta é mais uma caducifólia como podemos ver.
Os frutos dolabriforme assemelham-se a outras espécies do cerrado como a anemopaegma arvense e glaucum. As sementes também são semelhantes, leves. A dispersão das sementes acontece entre setembro e outubro.
Esta é mais uma sugestão de uso ornamental em parques e jardins públicos e privados. Além desse valor, suas flores e frutos se eternizam nas mãos de artesãos.
Classificação
Nome Científico: Aspidosperma macrocarpon;
Família: Apocynaceae;
Nomes Populares: Peroba, Peroba-do-cerrado, pereiro, pereiro-do-cerrado.
Hábito: Árvore;
Habitat: Mata Seca Semidecídua, Cerradão, Cerrado (stricto sensu);
Distribuição: Amapá , Para, Amazonas, Tocantins, Acre, Rondônia, Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo;
Local da foto: Ceilândia – DF.
Mais Imagens de Duas Árvores Lindas do Cerrado Brasileiro no Youtube
Consulta