Árvore do Bioma Cerrado Virola Sebifera (Sementes)

Tempo de leitura: 2 minutos

Árvore do Bioma Cerrado Virola Sebifera, possui valor medicinal e atrai pássaros. É uma espécie recomendada para reflorestamento.

CARACTERÍSTICAS DA Árvore do Bioma Cerrado Virola Sebifera

Árvore do Bioma Cerrado Virola Sebifera, também conhecida como bicuíba ou ucuúba é uma árvore do bioma Cerrado, que pode atingir até 18 metros de altura, e possui um tronco que pode atingir 30cm DAP, retilíneo com esgalhamento verticilado.

Suas folhas são simples e alternas marcadas por pelosidade e cor ferrugínea na parte abaxial, e atinge de 15 a 30 centímetro, com base cordada ou arredondada.

As flores são perfumadas e atraem insetos noturnos para a polinização. Os frutos da Virola sebifera são curto-pedunculados, elipsoides a globosos, e contêm sementes alvacentas envolvidas por um arilo vermelho brilhante.

Ocorre em matas ciliares, e gosta de ambientes a pleno sol.

Virola sebifera é Arvore Dioica. Isto é, os sexos se encontram separados em indivíduos diferentes.

As plantas dioicas têm órgãos reprodutores masculinos e femininos são produzidos por indivíduos distintos. 

Para exemplificar, enquanto algumas plantas têm flores com ambos os sexos (monóicas), as plantas dioicas têm flores masculinas e femininas em plantas diferentes.

COMO PRODUZIR MUDAS DE VIROLA SEBIFERA

Para produzir mudas é recomendado fazer semeadura em sacos de polietileno de 20cm de altura por 7cm de diâmetro, ou em tubetes de polipropileno.

A germinação ocorre em cerca de 55 dias após semeadura.

Árvore do Bioma Cerrado Virola Sebifera (Sementes)

As sementes perdem rapidamente o poder germinativo. Recomenda-se colhê-las logo após a abertura dos frutos para dispersão das sementes, remover o arilo, lavá-las em agua corrente e semeá-las em sementeiras.

Colheita e beneficiamento: a colheita na árvore só deve ser feita quando os frutos estão se abrindo. Enquanto o fruto está fechado, a semente parece imatura. As sementes devem ficar de molho para se remover o arilo. Em seguida, elas devem ser postas para secagem.

Taxa de germinação: 50 a 82%

Germinação: 30 a 50 dias.

Dispersão das sementes se dá por aves, especialmente tucanos (Ramphastus spp.) e jacus (Penelope sp.)

Veja detalhes das sementes neste vídeo em meu canal no YOUTUBE

ESPÉCIE DE ÁRVORES BRASILEIRAS

Saiba mais sobre virola sebifera clicando AQUI.

Por favor, deixe seu comentário.