Tempo de leitura: 2 minutos
Atrite Reumatóide.Recentemente publiquei um artigo sobre a Artrite Reumatóide (AR). Fala da apatia das pessoas que não conhecem a doença para com os que a sofrem. Agora quero trazer mais informações, alguns direitos, pontos e ações de apoio aos pacientes. Isso faço por conhecer de perto a dor causada pela AR. Minha esposa tem AR. Por isso minha comoção para publicar algo sobre o assunto e compartilhar apoio aos que sofrem com AR.
A AR causa dores nas articulações, inchaços e vermelhidão nas juntas, principalmente das mãos e dos pés. Pode causar fadiga, perda de energia, inflamação da membrana sinovial (sinovite) produzindo líquido. Isso dificulta os movimentos e trabalhos mesmo os mais simples. Trata-se de uma doença sem cura e que pode atingir várias partes do corpo. A AR atinge cerca de 1% da população mundial adulta (maioria feminina). Recentemente soube de casos de crianças com AR.
A Sociedade Brasileira de Reumatologia publicou artigo do jornal Folha de Londrina sobre casos de depressão e ansiedade (leia mais) que atinge 1/3 dos americanos com mais de 45 anos. Isso certamente agrava-lhes o sofrimento, trazendo-lhes mais angústias. A Coordenadora da Comissão de Artrite Reumatóide, Lícia Maria Henrique da Mota diz que o “tratamento adequado e precoce pode evitar deformidades e melhorar a condição de vida” dos pacientes.
Alguns Serviços de Apoio aos Portadores de Artrite Reumatóide
1 – A Universidade de Brasília (UNB) tem um “ambulatório específico de acompanhamento de pacientes com AR na fazse inicial (menos de um ano), a Coorte Brasileira de AR inicial”. Quem sente dores nas juntas periódicamente, fadiga e dificuldades de fazer tarefas simples a menos de um ano deve procurar o ponto de apóio da UNB.
2 – Além da Associação Brasileira de Reumatologia (veja os links acima), há ongs, movimentos e campanhas de apoio, e sites específicos de informações, como por exemplo, o Blog Artrite Reumatóide e o Grupo EncontrAR. Nestes, encontra-se toda informação necessária para enfrentar a enfermidade.
3 – É possível que seu município tenha leis específicas que favoreçam aos que sofrem de deficiência de mobilidade, como por exemplo, vagas especiais. Informe-se se seu Município.
4 – CNH especial é um dos ítens obrigatórios para quem quer comprar veículo zero com desconto de imposto.
Há muitas outras informações e esclarecimentos. Muitas dessas informações não eram facilmente acessíveis e nem existiam alguns ou nenhum desses direitos quando minha esposa descobriu a doença em 1997. Mas hoje vivemos na era da informação. Informação na palma da mão. Então, acesse os sites indicados. Inscreva-se neles. Compartilhe! “Dor Compartilhada É Dor Diminuída”.