Tempo de leitura: 1 minuto
Apresentação da Planta Feijão Bravo Collaea speciosa (Loisel.) DC. Nomes populares: feijão-bravo, alcaçuz-falso, planta do Cerrado.
Apresentação da Planta Feijão Bravo Collaea Speciosa Descrição
Apresentando a descrição da planta conforme Plantas Pequenas do Cerrado:
“Arbusto ereto, cerca de 2 m de altura, ramificado desde a base. Folhas alternas, compostas ternadas, subsésseis. Folíolos discolores, verde escuros na face superior e densamente recobertos por pilosidade esbranquiçada na face inferior, geralmente elípticos, ápice mucronado, cerca de 6 cm de comprimento e 1,5 cm de largura. Flores vermelhas, em inflorescência racemosa umbeliforme. Fruto legume reto, plano-compresso, deiscente, cerca de 8 cm de comprimento e 1 cm de largura.”
Ainda acrescentando, esta planta ocorre em terrenos secos ou sazonalmente úmidos. Neste caso, encontrei-a numa mata ciliar, numa gruta vertente de águas no tempo das chuvas.
O Gênero Collaea é da Família Fabaceae e subfamília Papilionoideae.
Importância e Cuidados
Importante também saber que esse Gênero é exclusivo da América do Sul, e que ocorre no Peru, Bolívia, Paraguai, Brasil e na Argentina.
Collaea specioso é planta perene que, quanto ao cultivo requer pouco cuidado, adaptada a sol pleno. Ou seja, todo que o Cerrado gosta.
Um de seus benefícios é a atração de beija-flores. Além disso, as folhagens e flores vistosas vermelhas ou lilases causam uma vista agradável a qualquer jardim.
As de flores vermelhas nunca encontrei aqui no Distrito Federal. Soube que ela ocorre no Rio Grande do Sul, onde é uma das plantas nativas comercializadas nos viveiros de plantas.
Veja imagens no Youtube. Clique Aqui.
Conheça a Camiseta Customizada Sucesso Vital
Leia também: Vídeo Foto de Planta do Jardim Cerrado