Reading time: less than 1 minute
Sucesso Vital apresenta 4 Espécies de Flores destaques desse final de verão no Distrito Federal. Saiba mais sobre estas espécies e viabilidade ornametal.
1ª Das 4 Espécies de Flores.
Nome Científico: Pavonia grandiflora;
Família: Malvaceae
Segundo estudiosos,há cerca de 133 espécie no Brasil, sendo 84 endêmicas.
A Pavonia é um gênero subarbustivo, arbusto e, algumas, são arvoretas.
Elas ocorrem na Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga e Campos Rupestres. Encontra-se florida em fevereiro e março.
2ª Das 4 Espécies de Flores
Ruellia hapalotricha;
Família: ACANTHACEAE
Subarbusto ou erva;
Ocorrência: Borda de mata ciliar, cerradão, cerrado, campo sujo, campo limpo, campo rupestre, savanas amazônicas, área antrópica.
Distribui-se pelos Estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Ceará, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul;
Local da foto: Ceilândia – DF.
Segundo post da Flora do Jardim Botânico de Brasília, “no Museu Nacional do Rio de Janeiro há uma exsicata coletada por Auguste François-Marie Glaziou, em 1895 “nas cabeceiras do rio Gama, em Goíás”. O Botânico teria integrado Comissão Exploratória do Planalto Central do Brasil, como estudos para instalação de Brasília como nova Capital Federal..
Portanto, a Ruellia Happolotricha além de valor ornamental, possui, também, significado histórico.
Consulte:
3ª Das 4 Espécies de Flores
Peltaea polymorpha, espéci da Familia: Malvaceae.
Peltaea polymorpha ocorre no Sudeste, Sul e Centro Oeste, nos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Paraná;
Local Foto: Ceilândia – DF.
Habito: Erva;.
Veja que está tem em si um Bicho-pau, “nome comum dado aos insetos da ordem Phasmatodea, também denominada Phasmida, Phasmatoptera ou Phasmodea, que mimetizam pedaços de madeira ou gravetos”.
4ª Das 4 Espécies de Flores
Nome Científico: Ipomoea cairica é da Família Convolvulaceae e da Categoria das Plantas Daninhas e Trepadeiras.
O seu Clima habitual é o Equatorial, Mediterrâneo, Tropical, Subtropical e Temperado. É uma planta originária da América do Sul, Brasil.
O seu porte varia de 2.4 a 3.0 metros.
É uma planta bastante encontrada no Cerrado do Distrito Federal em todas as estações. Neste final de verão, março de 2019, há abundância delas na região visitada, Ceilândia – DF.
Portanto, como todas as plantas do Cerrado, é adaptada a pleno sol. Nunca me esqueço de quando encontrei uma dessas em meio à poeira, rodeada de mata seca no final de setembro de intensa estiagem no DF em 2017. Foi uma cena marcante.
Cultivo Ipomoea cairica
O melhor é cultivá-la a pleno sol, em solos drenáveis e regá-las regulares.
Não há necessidade de fertilizantes. Ela cresce e se adapta muito bem em solos pobres. Trata-se de uma planta rústica.
Como se trata de uma trepadeira, ela deve ser plantada próximo a um estrado suporte para que ela suba, ou cercas e muros.
Por ser considerada uma planta invasora, rústica e que se alastra facilmente, a Ipomoea cairica perdeu um pouco o valor paisagístico. Mas ela pode ser controlada arrancando-se e podando-se os excessos.
Há variadas espécies com colorações diferentes.
Conheça outras espécies.