A Provisão Para O Sustento do Homem

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Deus é organizado. Ele trabalhou na criação seguindo um processo lógico. A Provisão Para O Sustento do Homem foi planejada por Deus 

Sustento do Homem
A Provisão Para O Sustento do Homem

A Provisão Para O Sustento do Homem foi planejada por Deus. Deus ornamentou o jardim paisagisticamente para satisfação do homem (9-17). Nada faltou. Havia no Éden alimento, água e riquezas; bens materiais. E havia também a comunhão com Deus: alimento espiritual.

Veja Gênesis 2:8-15

E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.
E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.

Outras Riquezas Naturais

E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços.
O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro.
E o ouro dessa terra é bom; ali há o bdélio, e a pedra sardônica.
E o nome do segundo rio é Giom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe.
E o nome do terceiro rio é Tigre; este é o que vai para o lado oriental da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates.

Responsabilidde do Homem Para com O Jardim

E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.

O Jardim representava o planeta Terra

Éden (jardim ou paraíso – LXX) ou “delícias” (v15; 3.23.24). “jardim de Deus” (Ez 28.13; 31.9); “Jardim de Iahweh” (Is 51.3). Sua localização conforme descrita nos versos 10-14 tem sido difícil e levanta discussões. A Mesopotâmia seria o local mais provável, perto do Golfo Pérsico. Dos quatro rios, só o Tigre e o Eufrates são identificáveis hoje. O desaparecimento de Giom e Pisom, tal como descrito na Bíblia é a causa das dificuldades de se definir o local exato.

O Éden seria o lar do homem (8-14). Deus plantou o jardim de delícias e fez da terra “brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento” (8). O lugar foi projetado e ornamentado de modo a alimentar a vida humana e alegrá-la. Até mesmo o fruto proibido era “agradável à vista e boa para dar entendimento” (9). Havia água necessária e básica na constituição humana (os rios) e riquezas minerais diversas (ouro, bdélio, pedra de ónix; 10-12).

O Éden é apenas um símbolo de todo o planeta Terra com suas riquezas. O Homem tem responsabilidades ecológicas para com o planeta Terra.

A Provisão Para O Sustento do Homem Revela Características de Deus

Deus foi o Engenheiro, o Arquiteto, o Paisagista e o Agrônomo perfeito. Fez tudo e entregou ao homem para administrar.

Tudo isto revela algumas características da natureza de Deus: O Senhor é Provedor (Gn 22.14). Deus é estético. Deus é organizado. Deus é responsável: criou e providenciou sustento para suas criaturas.