Meditação Bíblia A Respeito do Suicídio

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

As palavras matar e assassinar aparecem duas vezes no Novo Testamento com o sentido de suicídio. O grego traz anairew (assassinar) e apoktennw (matar), aplicadas pela pessoa a si mesma.

Meditação Bíblia Diz Sobre O Suicídio – Dois Casos do Novo Testamento

O primeiro caso é o mais significativo. Encontra-se em Atos 17.27-28. Paulo e Silas estavam presos por causa da pregação do Evangelho. À meia noite, amarrados no tronco cantavam louvores a Deus. Deus enviou um anjo. Houve um terremoto e as algemas se quebraram. As portas se abriram.

O carcereiro pensando que todos os presos tinham escapado, ia se matar, se suicidar. Mas Paulo gritou: “Não faça isso! Todos nós estamos aqui”.

O Segundo caso, Jesus falava de sua partida para a glória eterna depois de sua morte e ressurreição, mas os judeus entenderam que Ele pensava em suicídio (Jo 8.22).

Dois Casos Dramáticos do Velho Testamento.

Um é o profeta Elias, que depois de vencer os profetas de Baal e os matar, fugiu apavorado de medo da rainha Jezabel.

Jezabel era adoradora de Baal. Promovia o culto a Baal e defendia-o com veemência. Quando ela soube que Elias havia derrotado e matado a seus profetas, ficou furiosa e prometeu todo empenho para matar a o profeta de Deus.

Elias fugiu e perdeu o ânimo para viver. Começou um processo de sabotagem de sua própria vida. Deus enviou um anjo para animá-lo,  restaurar-lhe as forças.

Elias foi até o monte Horebe onde teve um encontro renovador com Deus. Voltou com mais disposição para continuar seu ministério.

O outro caso é o do profeta Jeremias. Jeremias foi um profeta bastante perseguido durante o período mais crítico de Judá. Ele buscava o arrependimento do povo para evitar o juízo de Deus, mas não teve nenhum êxito. A nação foi mesmo cativa de Babilônia num cenário horrível, conforme descrito no livro de Lamentações. Devido a isso, Jeremias é chamado por alguns de “profeta chorão”.

Jeremias sentindo o peso de seu ministério desejou morrer e amaldiçoou seu nascimento. Veja suas palavras:

Maldito o dia em que nasci; não seja bendito o dia em que minha mãe me deu à luz” (Jeremias 20:14)

As Pressões e Demandas Podem ser Causa de Suicídio

O que se nota em todas essas passagens é que as pessoas que queriam morrer, exceto o caso em que os judeus interpretaram mal as palavras de Jesus, todos estavam sob pressão de uma grande missão, da qual (pelo menos entendiam assim) tinham toda responsabilidade.

O carcereiro era responsável pelos presos e talvez seria castigado com a morte se eles escapassem. Pensou em adiantar sua sentença por si mesmo.

Elias, depois de grandes feitos e milagres, continuava sem ter muitos frutos no seu ministério. Pelo menos esta era sua primeira visão: “Estou só”.

E ele disse: Eu tenho sido em extremo zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei; e buscam a minha vida para ma tirarem (1 Reis 19:14).

A solidão pode ser um dos motivos de suicídio por si só. Somando este com as pressões de atender às demandas desta vida produz uma carga insuportável.

Jeremias foi perseguido por pregar a verdade a um povo que recusava, tanto a sua mensagem, quanto a ele mesmo. Perseguiram-no, prenderam-no num poço… Jeremias viu com lamentos a ruína de seu povo. O que ele viu é de matar qualquer um de desgosto. Não dava mesmo vontade de viver num mundo daquele. Leia o Livro de Lamentações.

O 6º Mandamento

Deve-se acrescentar aqui a base de toda doutrina sobre assassinato, morte e, consequentemente, suicídio, que é o 6º mandamento da Lei de Moisés: “Não matarás”. Isto equivale a: “Não matarás a ninguém, nem a si mesmo”.

Fora esses casos, poderíamos falar também do rei Saul, que se matou. Mas esse era porque estava em rebeldia contra Deus. Por isso Deus o entregou à sua própria sorte, que não foi nada boa.

Mas deste caso também podemos tirar lições. Muitas pessoas seguem num caminho de desobediência obstinada contra Deus, apesar das advertências da Palavra. A consequência disso é a morte. Pois o salário do pecado é a morte, tanto física quanto espiritual (Rm 3.23; 6.23).

As Estatísticas do Suicídio

Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil

Segundo matéria do dia 21/09/2017, portanto, ontem, da Agência Brasil “Cerca de 11 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no Brasil. De acordo com o primeiro boletim epidemiológico sobre suicídio, divulgado hoje (21) pelo Ministério da Saúde, entre 2011 e 2016, 62.804 pessoas tiraram suas próprias vidas no país, 79% delas são homens e 21% são mulheres. A divulgação faz parte das ações do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio.

A taxa de mortalidade por suicídio entre os homens foi quatro vezes maior que a das mulheres, entre 2011 e 2015. São 8,7 suicídios de homens e 2,4 de mulheres por 100 mil habitantes”.

Os dados podem apresentar número maior devido ao tabu de se falar do assunto, principalmente nas classes mais altas.

Orientação para o Sucesso Vital contra o suicídio:

1 – Não entre em negócios que Deus não aprova. Se você entrar estará só. Deus não irá com você. Ele não se responsabiliza pela sua desobediência.

2 – Entenda que este mundo produz para nós uma demanda impossível atendermos a todas. O mundo automatizado, virtual, midiático multiplica as demandas e as pressões sobre nossa vida. Exigem respostas rápidas, num clique.

Porém, muitas coisas da vida não são assim. As coisas precisam passar por um processo para acontecer. Uma semente não brota num clique. Ela leva um tempo para germinar, se desenvolver numa planta, dar flores, frutos e, estes, um tempo para amadurecer. Noutro post escrevi sobre a necessidade de construirmos ou buscarmos links vitais. Veja aqui.

3 – Dentre os links vitais que cito no outro post, eu quero acrescento aqui a busca de ajuda externa. Procure um amigo íntimo com quem possa falar de seus problemas. Se não tem um amigo que você possa falar abertamente de suas dores, procure um pastor, padre, alguém que possa lhe ouvir sem recriminar.

Você pode também procurar ajuda de um psicólogo. A pessoa sob depressão tem uma visão encurtado e muitas vezes defeituosa de seu estado. Interpreta os fatos errados e, consequentemente, praticam coisas erradas. A visão de um profissional que possa lhe ajudar interpretar e agir corretamente é fundamental.

Indico Âncora Psicologia Clinica 

4 – Entenda que as coisas nem sempre e talvez até mesmo, nunca, irão caminhar e acontecer exatamente como você espera. Até porque muitas vezes você desenvolveu a crença de esperar a fantasia, a ilusão, o inesperado.

Não temos controle sobre tudo. Muitas coisas não dependem de nós, mas sim, da vontade e ação dos outros e até, de Deus. Mas Deus não vai agir como nós queremos. Nós não temos o título de Senhor Soberano Absoluto. Este pertence somente a Deus. Ele fará o que estiver na vontade e plano dele. Até mesmo o que estiver nos planos de Deus será feito do jeito dele e não, do nosso.

Não deixe a ansiedade entrar. Jesus ensinou a não ficarmos ansiosos:

Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? (Mt 6.25).

Veja também Filipenses 4.6.

Aprenda a descansar em Deus. Se você não é cristão, aprenda a descansar assim mesmo. Não se coloque debaixo de uma carga que você não possa carregar. Fuja das pressões deste mundo. Procure links vitais.

O cristão deveria entender bem o objetivo de sua vida que é glorificar a Deus (1 Co 10.31). E deveria ser a classe de pessoas mais motivadas a viver. Por quê? Porque a presença do Espírito Santo deveria produzir nele vida abundante. Seria o caso de perguntar: Como anda sua comunhão com Deus?

Veja que Paulo e Silas estavam presos acorrentados em um tronco injustamente. Mas à meia noite cantavam louvores! Não. Eles não estavam chorando ou xingando. Eles estavam adorando a Deus alegremente. De onde vinha o contentamento deles? Uma das notas de Atos dos Apóstolos é “cheio do Espírito Santos”.  Este era o segredo deles revelado a nós.

Um dos grandes motivos de desgosto, cremos que seja a não aceitação do desgosto, da contrariedade. Do tipo: “Se as coisas não forem assim, eu prefiro morrer”. Que falta de humildade! Aceite a si mesmo! Aceite o outro! Caminho junto! Pode ser mancando, mas prossiga com humildade. Nem todos podem andar igual modelo na passarela.

Para terminar, conheça a Campanha de Prevenção ao suicídio, Setembro Amarelo.

 Assista a Palavra Impostantíssima do Pr Adelmo

 

Baixe o PDF