Sinais de Piedade: Arrependimento Sincero

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

História de José do Egito, Sinais de Piedade: Arrependimento Sincero, estudo baseado em Gn 44. O drama de José e seus irmãos na busca da reconciliação.pdf

 Do Consolo à Aflição (1-13)

José busca Sinais de Piedade: Arrependimento Sincero em seus irmãos. Para isso ele criou uma prova para seus irmãos. José mandou seu despenseiro encher-lhe os sacos de mantimento e recolocar dentro o dinheiro com que tinham comprado mantimentos (veja aqui). No saco de mantimento de Benjamim, colocassem além do dinheiro, a taça de prata. O despenseiro os seguiria, os alcançaria e os acusaria de roubo e encontraria a taça com Benjamim. Assim aconteceu. Confiantes de que nada tinham feito de errado, defenderam-se dizendo que com quem fosse achado algum roubo, este morreria e todos ficariam como escravos (9). Procurando desde o mais velho, achou-a com o mais moço (12). Ficaram apavorados. Recarregaram os animais e voltaram à cidade (13).

A taça de prata parece ter sido cobiçada durante o banquete ou, pelo menos elogiada ou José sabia do que eles gostavam, do que mais lhes chamaria atenção. Não importa. O fato é que saíram de um banquete de alegria para outro, de agonia, acusados de roubo e traição. E logo com quem fora achado a taça: o filho querido do papai, pelo qual tinham empenhado outras vidas (Rubem a de seus filhos e Judá a sua própria).

Sinais de Piedade: Arrependimento Sincero Demonstrado (14-34)

Na casa de José, “prostraram-se diante dele em terra” (14) mais uma vez os sonhos de José se cumpriram. José os acusou de traição. Judá tentou defender a si mesmo, e a seus irmãos, com humildade (16). Mas, José disse que aquele com quem fosse encontrada a taça é que ficaria como escravo. Os outros poderiam voltar.

Arrependimento
Sinais de Piedade

Judá relembrou toda a história do que aconteceu desde a primeira vez. Destacou que haviam dito sobre Benjamim: “o seu irmão é morto, e ele é o único de sua mãe, e seu pai o ama”. Ele relembrou as palavras de Israel, seu pai: “Vós bem sabeis que minha mulher me deu dois filhos” e que havia perdido o primeiro, e, se perdesse o segundo, morreria de tristeza (v 28,29, Morte é a palavra Xeol: Heb. “Sepultura”, “mundo dos mortos”, “além”; Hades, no Gr. Traz também a ideia de sofrimento, opressão. No Novo Testamento, lugar de tormento eterno, Mt 25.41; 23.15,33; Ap 19.20; 20.10, 14-15 – Dicionário de Teologia do Novo Testamento, Edições Vida Nova).

Judá disse que havia assumido compromisso de ser fiador de seu irmão mais moço, e que não queria ver a infelicidade de seu pai (34). Que deixasse este ir. Ele, Judá, ficaria em seu lugar.

Judá foi representante do grupo.  Explicou toda história para dizer que ficaria em lugar de Benjamim, pois não queria ver a infelicidade de seu pai. Judá demonstrou piedade. Foi ele quem sugeriu a seus irmãos não matarem José, mas vendê-lo aos midianitas (37.26). Consciente ou não, poupou a vida de seu irmão. Dessa vez ele tentava honrar o compromisso feito a seu pai.

Sinais de Piedade: Aprovado

José queria buscar evidência de piedade em seus irmãos. Ele encontrou em Judá, cujo nome significa: “louvor”.

Novamente eles se prostram diante de José (14). Mas agora o fariam dramática e solenemente. Corriam o risco de não levar seu irmão mais moço de volta, como também, de não voltar nenhum deles. Por isso expressaram humildade (16).

Ensinos

1 – De um banquete de alegria e ternura à provação. José, que também já havia sido acusado de algo que não fizera, sabia o que eles estavam passando. Mas a intenção era buscar sinais de piedade e de arrependimento neles.

Quando somos provados, devemos ser aprovados pelo arrependimento sincero.

2 – Judá demonstrou honra, honestidade, caráter, fidelidade, responsabilidade. Demonstrou boa índole. Ele, que havia sugerido vender José aos midianitas (37.26,27), agora estava se redimindo junto deste sem saber. Foi provado e aprovado. Foi humilde e reconheceu seu pecado (16). A humildade precede a honra (Pv 15.33; 18.12).

3 – A vida é feita de dramas. Devemos refletir em cada situação e procurar entender a vontade de Deus. Certamente tenhamos de nos arrepender e confessar pecados (16).

4 – Os irmãos de José demonstraram boa índole. Estavam quebrantados, humildes e piedosos.

Sinais de Piedade: Arrependimento Sincero é o que Deus espera encontrar em nós.